Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 22/10/2026 | 20:52
Publicado em 14/01/2017 ás09:00
Foi definido o número da Defesa Civil SC para alertas via SMS: 40199. Trata-se de uma iniciativa que integra projeto piloto desenvolvido pela secretaria de Estado da Defesa Civil. Os testes devem iniciar a partir de fevereiro em 20 municípios catarinenses.
"As pessoas que residem nesses municípios irão receber uma mensagem do número 40199 sobre o serviço de alerta. O cidadão responde com o CEP que deseja ser monitorado", explica o secretário de Estado da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli. A mensagem de texto não terá custo. Essa primeira etapa dura 120 dias.
Os números serão registrados numa Base de Dados de Emergência gerenciada pela ABR Telecom. O Centro Nacional de Desastres (Cenad) encaminhará a mensagem inicial para a população de uma determinada região para ter a notificação de alertas com o seguinte conteúdo: “Defesa Civil Informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com o CEP de interesse".
O objetivo é iniciar uma campanha de divulgação. A pessoa que estiver dentro dos 20 municípios pilotos pode cadastrar mais de um CEP desejado. Ao realizar o cadastro, o usuário receberá a seguinte mensagem: “Cadastro realizado com sucesso. O celular esta apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”
Além da opção "Cadastrar" e "Sair", o cidadão também pode pedir "Ajuda" e "Consultar" o endereço cadastrado: “Para cadastro envie o número do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199”
O serviço de alerta via SMS é custeado pelas prestadoras de SMP. A população não terá qualquer cobrança ao receber ou enviar mensagens de texto de alertas. A secretaria de Estado da Defesa Civil e o Cenad também não terão custos. O objetivo é informar a população sobre situações eminentes de Desastres, Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública, por meio de mensagens divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.
Fases do projeto
A implementação do serviço de alerta via SMS ocorre em duas etapas, sendo que Santa Catarina é piloto neste projeto. Em fevereiro começa a primeira etapa de teste com os 20 municípios catarinenses. Esta fase segue por 120 dias.
Após 65 dias da conclusão da fase 1, terá início a fase 2. Nesta nova etapa, o serviço será nacionalizado, já com a experiência dos municípios catarinenses.
Confira a lista dos municípios participantes do projeto piloto:
Araranguá, Tubarão/Pedras Grandes, Florianópolis/São João Batista, Itajaí/Ilhota, Criciúma/Balneário Rincão, Taió/Mirim Doce, Jaraguá do Sul/Barra Velha, Caçador, Joaçaba/Herval do Oeste, São Miguel do Oeste/Itapiranga, Xanxerê/Ponte Serrada, Maravilha, Chapecó/São Carlos, Concórdia/Arvoredo, Curitibanos/Ponte Alta do Norte, Blumenau/Rio dos Cedros, Joinville/Araquari, Lages/Urubici, Rio do Sul e Canoinhas/Três Barras.
Total população: 504.256
Fonte: Assessoria de ComunicaçãoDe acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 21h30, quando o grupo utilizou combustível para atear fogo na vítima, que foi socorrida
Durante as buscas intensificadas na região, os policiais localizaram o corpo da mulher em uma ponte, onde o Corpo de Bombeiros atestou o óbito.
O corpo foi encontrado na madrugada de sábado (17) em uma propriedade rural nas proximidades da localidade da Usina Velha, no interior de Campos Novos
De acordo com o Corpo de Bombeiros, após buscas pela vítima nas proximidades do automóvel, o corpo do homem foi encontrado boiando em um açude
A ação investiga um esquema de direcionamento de contratações públicas e desvio de mais de R$ 31,6 milhões da Prefeitura de Monte Carlo, cobrind
O condutor do Fox relatou à Polícia Militar que parou no local após sofrer uma pane seca e que havia sinalizado a via. Já o motorista do Gol informou