Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 16/10/2026 | 16:35
Publicado em 07/10/2024 ás09:30
Às 21h06 deste domingo (6), a Justiça Eleitoral concluiu a totalização dos votos em Santa Catarina para as Eleições Municipais de 2024. Ao todo, 78,29% do eleitorado apto compareceu às urnas nas 295 cidades catarinenses, o que representa um índice de abstenção de 21,71%.
Os eleitores exerceram seu direito ao voto para eleger prefeitos e vice-prefeitos, além dos vereadores que vão ocupar as Câmaras Municipais.
A primeira cidade em todo o Brasil a encerrar a totalização dos resultados foi o município de São Cristóvão do Sul. Apenas 10 minutos após o encerramento da votação, os 3.617 eleitores já tinham seus representantes eleitos.
Em Florianópolis, Joinville e Blumenau, os três municípios catarinenses onde poderia haver segundo turno por terem mais de 200 mil eleitores, a disputa já encerrou nesta primeira votação, uma vez que os candidatos mais bem colocados atingiram maioria absoluta dos votos – 50% mais um.
Na capital Florianópolis, Topázio Silveira Neto (PSD) foi reeleito com 58,49% dos votos válidos. Em Joinville, Adriano Silva (NOVO) atingiu 78,69% dos votos válidos e também conquistou o segundo mandato consecutivo. Já em Blumenau, Delegado Egídio (PL) foi eleito com 51,40% da votação válida.
Essa é a primeira vez que não haverá segundo turno em Santa Catarina desde as Eleições Municipais realizadas em 2000.
Ocorrências com urnas eletrônicas
Ao longo do dia foram registradas 375 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 244 com substituição por outra urna eletrônica de contingência - o que corresponde a cerca de 1,4% do total de urnas utilizadas. Na maioria das outras ocorrências observadas, a reinicialização da máquina ou o ajuste do papel e da bobina foi o suficiente para resolver o problema.
Não houve necessidade de votação em papel e uso de urnas de lona em nenhuma das seções eleitorais do estado.
Ocorrências policiais
Durante a votação, conforme levantamento das forças de segurança, 37 ocorrências policiais foram registradas, sendo 12 com prisões de eleitores e 25 sem necessidade de detenção. Nenhum dos casos relacionados teve envolvimento direto de candidatos. O crime de boca de urna e arregimentação de eleitores foi o principal motivo das ocorrências.
Fonte: TRE/SCA vítima contou aos policiais que foi até a residência para cuidar da mãe, que havia passado por uma cirurgia recentemente, quando ocorreu uma discuss
A mulher, que possui deficiência visual, relatou que foi mantida contra a própria vontade no apartamento onde reside com o suspeito ao longo do dia, p
A ação rápida de vizinhos, que utilizaram extintores ainda na fase inicial do fogo, evitou que as chamas se alastrassem para os demais cômodos do imóv
O texto, aprovado por ampla maioria de 75 votos favoráveis e apenas um contrário, estabelece o descanso remunerado de dois dias por semana (escala 5x2
As ações envolveram a violação de uma medida protetiva de urgência no Bairro Frei Bruno e um episódio de desacato e resistência dentro da UPA 24h
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas os socorristas encontraram a vítima no interior do automóvel com ausência de sinais vitais em uma área de mata