Caco Da Rosa - Renomado professor dos Estados Unidos ministra aula na Unoesc
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 27/10/2026 | 12:58

Joaçaba

Renomado professor dos Estados Unidos ministra aula na Unoesc

Publicado em 04/03/2015 ás13:23

Hércules Moura integra o Centro de Prevenção e Controle de Doenças em Atlanta

Foto: Hércules Moura integra o Centro de Prevenção e Controle de Doenças em Atlanta

Nesta terça-feira (3) iniciou-se o 1º curso internacional de proteômica de micro-organismos. Para ministrar as aulas, a Unoesc convidou o renomado professor doutor Hércules Moura, do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, sigla em inglês), em Atlanta, nos Estados Unidos.

As técnicas proteômicas constituem uma série de tecnologias de última geração utilizadas na separação, identificação e quantificação de proteínas em grande escala, permitindo a realização de estudos com as mais diversas aplicações na área biológica.

Segundo o professor Hércules Moura, a ideia do curso de proteômica é apresentar essa ciência, que é nova inclusive nos Estados Unidos e na Europa.

— Quanto mais gente souber, melhor. A ideia não é formar “proteômicos”, mas ter gente com a visão do que pode ser feito com essa ferramenta — destaca.

Hércules Moura fez um curso em Genebra, na Suíça, em 2000 para começar os trabalhos com a proteômica. A técnica é aplicada na identificação de diagnóstico, micro-organismos, e agora doenças crônicas.

No Brasil, existe, por exemplo, a Rede Proteômica do Rio de Janeiro, que agrupa especialistas com conhecimento e competência na área da bioquímica de proteínas.

Nessa Rede, os projetos envolvem a pesquisa sobre diversos tipos de câncer, passando por doenças parasitárias e infectocontagiosas de alta relevância para o estado e para o país, como dengue, hanseníase e doença de Chagas.

Aula Magna

O Mestrado em Biociências e Saúde da Unoesc Joaçaba promove nesta sexta (6), às 19h30, no auditório Afonso Dresch, sua primeira aula magna. O encontro terá como tema principal o estudo de micro-organismos causadores de doenças humanas utilizando a proteômica.

A apresentação desta abordagem inovadora será feita pelo professor Hércules Moura, em português. Para participar não é preciso efetuar inscrição. Toda a comunidade está convidada e a entrada é gratuita.

Fonte: Dhébora Santiago/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X