Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 27/10/2026 | 17:42
Publicado em 20/11/2015 ás21:00
Após receber e publicar o vídeo com o possível tornado no início da noite da quinta-feira (19) em Treze Tílias, o Portal Caco da Rosa enviou as imagens para a Epagri Ciram. Hoje em nota divulgada pela assessoria de comunicação do órgão, o meteorologista Marcelo Martins confirmou o fenômeno. “Embora a nuvem funil tenha tocado tão rapidamente no solo, se caracterizando como um tornado, os estragos foram menores do que os temporais associados à microexplosões que ocorreram em Chapecó e Jaraguá do Sul”, explicou.
Nos demais municípios catarinenses a Epagri informa que foram microexplosões que causaram os estragos. Nos municípios de Chapecó e Jaraguá do Sul, os fenômenos estão associados às características de microburst ou microexplosão, que são ventos de 100 km/h, tão destrutivos quanto os tornados de Tipo F0, conforme escala Fujita.
Em Chapecó foram 120 afetados com alagamentos, vendaval onde quatro residências foram totalmente destruídas, seis parcialmente e 20 destelhadas. Também foram registradas quatro pessoas feridas e 16 desalojadas.
Na tarde desta sexta-feira, 20, o secretário adjunto da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli, o secretário Regional da SDR Chapecó, Américo do Nascimento Junior e o prefeito de Chapecó, José Caramori, visitaram a área atingida pelo tornado, na Linha Monte Alegre.
Em Caxambu do Sul há registro de 240 pessoas afetadas com a enxurrada e o vendaval. Nos municípios de Águas de Chapecó, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha, os registros foram de vendaval e atingiram algumas residências. Já em Planalto Alegre, 29 foram atingidos, sendo cinco residências e nove aviários. O número ainda não é preciso porque a Defesa Civil está fazendo o levantamento.
No Norte e Planalto Norte do Estado, nos municípios de Araquari, Rio Negrinho, Mafra e Major Vieira, foram registrados alagamentos pontuais.
Acompanhe abaixo o vídeo do tornado em Treze Tílias:
Durante as buscas intensificadas na região, os policiais localizaram o corpo da mulher em uma ponte, onde o Corpo de Bombeiros atestou o óbito.
O condutor do Fox relatou à Polícia Militar que parou no local após sofrer uma pane seca e que havia sinalizado a via. Já o motorista do Gol informou
A ação investiga um esquema de direcionamento de contratações públicas e desvio de mais de R$ 31,6 milhões da Prefeitura de Monte Carlo, cobrind
Testemunhas relataram à Polícia Militar que o homem, de 60 anos, invadiu a residência da vítima para exigir a retirada de uma medida protetiva de urgê
A empresa Viga Pavimentação e Obras venceu a licitação para a construção do trecho de 9,9 km, que ligará a BR-282 à Comunidade de Duas Casas. O invest
A vítima recebeu atendimento inicial no Hospital Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas, devido à gravidade das lesões precisou ser transfer