Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 16/10/2026 | 20:15
Publicado em 23/11/2015 ás13:51
O domingo (22) foi de provas nas unidades do Instituto Federal Catarinense (IFC), que realizou na tarde de ontem o Exame de Classificação 2016 destinado aos 4.854 inscritos para os cursos técnicos gratuitos da instituição. Das 2.315 vagas, 145 são ofertadas no Campus Luzerna, que teve 274 inscritos para o certame.
Vindos de diversas cidades da região, os candidatos começaram a chegar a partir das 12h. Nos rostos, as expressões eram as mais variadas, passando da tranquilidade à ansiedade conforme se aproximava o momento de abertura dos portões. Luiz Carlos Belotto, de Joaçaba, trouxe a filha Nicolle para o Exame, com o objetivo de conseguir uma vaga no Ensino Médio Integrado. “Temos alguns amigos que têm filhos estudando aqui no instituto, e todos falam muito bem dos cursos e do ensino de qualidade. Ficamos interessados e propomos que ela se inscrevesse para a prova, e ela topou”, falou o pai da candidata. “Eu me formei em uma instituição federal de ensino, em Florianópolis, e tive colegas que vieram de escolas profissionalizantes. Eles eram praticamente os melhores da turma. Quando surgiu o IFC de Luzerna, ficamos muito interessados desde o início”, disse. Tranquila, a filha comentou que estava preparada e que estudou bastante para a prova, e também exaltou a qualidade do ensino ofertado: “Tenho uma amiga que estuda aqui no IFC e ela gosta bastante”.
Candidatos aos cursos técnicos subsequentes também se aglomeravam na entrada do local. Cláudio Spagnollo era um. Apesar de já ter uma profissão, viu no IFC a oportunidade para se aprimorar ainda mais. Vindo de Joaçaba, com caneta e identidade em mãos, aguardava pelo certame.
Nos momentos de prova, a espera do lado de fora ansiava os acompanhantes. Paula Palavro, de Erval Velho, aguardava o filho Júlio. “É um momento bastante decisivo. Nós não conhecíamos muito o IFC. Mas procuramos as informações e achamos muito interessante o fato de ele fazer o Ensino Médio ao mesmo tempo em que cursa o Técnico. Sem dúvida, será muito bom para a carreira dele”, dizia.
As provas em Luzerna aconteceram de forma tranquila, sem imprevistos. Os candidatos tinham até 18h para fazer o Exame, composto por 30 questões objetivas. Antes das 17h todos já haviam concluído o certame.
O gabarito preliminar foi disponibilizado às 20h no Portal de Ingresso (www.ingresso.ifc.edu.br) juntamente com o formulário para recursos. A publicação preliminar dos classificados acontece no dia 9 de dezembro. Mais informações: (49) 3523-4300.
Fonte: Wagner Lenhardt/AssessoriaA vítima contou aos policiais que foi até a residência para cuidar da mãe, que havia passado por uma cirurgia recentemente, quando ocorreu uma discuss
A mulher, que possui deficiência visual, relatou que foi mantida contra a própria vontade no apartamento onde reside com o suspeito ao longo do dia, p
A ação rápida de vizinhos, que utilizaram extintores ainda na fase inicial do fogo, evitou que as chamas se alastrassem para os demais cômodos do imóv
As ações envolveram a violação de uma medida protetiva de urgência no Bairro Frei Bruno e um episódio de desacato e resistência dentro da UPA 24h
O texto, aprovado por ampla maioria de 75 votos favoráveis e apenas um contrário, estabelece o descanso remunerado de dois dias por semana (escala 5x2
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas os socorristas encontraram a vítima no interior do automóvel com ausência de sinais vitais em uma área de mata