Joaçaba
Joaçaba será contemplada com a 2ª Vara da Justiça Federal
Publicado em 23/03/2013 ás09:03
Foto: Guindani em audiência com o então presidente do TRF da 4ª Região em Porto Alegre, Wilson Darós para solicitar a instalação da 2ª Vara da Justiça Federal
A in
stalação da 2ª Vara da Justiça Federal em Joaçaba, uma antiga reivindicação das lideranças políticas e de classe da região da Ammoc deverá se concretizar em 2014. formação partiu da Juíza Federal Ana Cristina Monteiro, que atualmente é a titular da Vara no município. O presidente da Ammoc, prefeito de Herval d’ Oeste Nelson Guindani, que na época que iniciou o movimento também presidia a Associação comemorou a notícia. “Este é o resultado de um trabalho fantástico desenvolvido pela Ammoc em conjunto com várias entidades representativas. É uma grande conquista para a região, pois a ampliação da estrutura da Vara Federal de Joaçaba permitirá a melhoria no atendimento e a celeridade dos processos, garantindo o melhor atendimento da população local com a igualdade no tratamento quanto ao número de juízes e servidores por processo. Sabemos que o público alvo do Juizado é formado principalmente por pessoas carentes, idosas e aqueles que têm o mínimo de condições financeiras para sobreviver, que têm como apoio a Justiça Federal, que os assegura a garantia de condições dignas de sobrevivência.”
O movimento pela instalação da 2ª Vara da Justiça Federal em Joaçaba iniciou em 2009 liderado pela Ammoc e contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), Associação dos Amigos de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna (Assajhol), Câmara de Vereadores de Joaçaba, Conselho Regional de Administração-Delegacia Regional do Meio Oeste (CRA), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Região Centro-Oeste (Fiesc), Lions Clube, Rotary Clube, SDR, Unoesc e OAB/ Subseção de Joaçaba.
Na época, acompanhado pelo então secretário executivo da Ammoc Carlos Brustolin, o presidente da Ammoc Nelson Guindani esteve em Florianópolis onde manteve audiência com o Juiz Alcides Vetorazzi, diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina e com o então presidente do TRF da 4ª Região em Porto Alegre (RS) Wilson Darós para solicitar a instalação da 2ª Vara da Justiça Federal em Joaçaba.
De acordo com a juíza federal Ana Cristina Monteiro a última resolução do Conselho Federal de Justiça, de número 102, estabelece um cronograma de novas varas e a de Joaçaba foi incluída para o ano que vem. Um levantamento mostrou que existem protocolados na unidade 8.796 processos, sendo que 4.177 estão em tramitação, 2.121 nas turmas e outros 2.498 suspensos. A vinda de uma 2ª Vara contribuirá de forma significativa para atender a demanda com maior agilidade. Serão designados mais 2 juízes e pelo menos 14 servidores. Os móveis para a nova unidade já foram adquiridos restando agora alguns trâmites burocráticos. A mobilização das autoridades de Joaçaba foi crucial para a definição do local. Ela citou também que no caso de Videira, onde a Prefeitura anunciou recentemente a implantação de uma Vara Federal, será apenas uma unidade avançada estruturada com 1 juiz e 1 servidor que prestarão atendimento esporadicamente.
Fonte: Joce Pereira