

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 30/11/2023 | 14:53
Publicado em 10 de Dezembro de 2015 às00h05
A chuva não deu trégua na noite desta quarta-feira (9) e acabou intimidando a participação de um público maior no Centro de Eventos da Unoesc para a abertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina. No entanto, a condição climática não ofuscou o brilho do tão aguardado cerimonial.
Vários números de danças, valorizando os quatro elementos que movem a natureza (terra, ar, água e fogo), surpreenderam e agradaram espectadores e as delegações dos 78 municípios que participam dos JASC. Diferentemente de outras edições, apenas as delegações dos municípios anfitriões (Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna) adentraram na quadra, para em clima de comemoração dar as boas vindas aos atletas de todo o estado ao som do tema dos jogos, executado pelos cantores Nando Spessato e Jaci Kelly.
O acendimento do fogo olímpico, um dos momentos mais aguardados da noite, foi realizado pelo atleta Ivan Bruno Maziero “Macarrão”. Formado na base de Joaçaba, mas que defendeu o Brasil em três Olimpíadas como atleta da modalidade de handebol: em Barcelona, em 1992; em Atlanta, em 1996; e em Atenas, em 2004. Além disso, em 2007 foi campeão dos Jasc por Joaçaba.
“Quero agradecer a todos que ajudaram a fazer essa grande festa esportiva, e principalmente àqueles que me confiaram essa grande responsabilidade de conduzir a organização dos Jogos Abertos”, discursou o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss.
“A idealização dos Jogos Abertos nos remetem a origem da cultura esportiva do nosso estado. O JASC desenvolve um papel estratégico dentro do calendário esportivo do governo”, ressaltou o presidente da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, ao agradecer o consórcio de municípios (Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna, com apoio de Lacerdópolis e Erval Velho) que viabilizou mais uma vez a realização dos Jogos no Meio Oeste.
O prefeito de Luzerna Moisés Diersmann, destacou a hospitalidade dos três municípios, marca registrada nas cinco edições já realizadas (1967, 1988, 1989, 1998 e 2006). “O vínculo direto dos atletas com a população se reflete na presença nos jogos. Não existe disputa se não houver público, por isso as três cidades tem essa característica fundamental de trazer o público para mais perto do atleta, com mais calor e mais emoção”.
“Todos aqui já são vencedores por estarem envolvidos nos jogos. Sintam-se bem na região, e façam desta edição um grande evento”, disse o prefeito hervalense Nelson Guindani.
Já o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, fez questão de agradecer os prefeitos que aceitaram encarar o grande compromisso de realizar os JASC. “Agradeço de forma especial o Marquinhos (presidente da CCO) que junto com a Mirian Dolzan se empenharam neste processo”, fez questão de nomear. “Sejam bem vindos, tenham bons resultados e levem para suas cidades nosso carinho e nossa gratidão”.
Representando o governo do estado, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Felipe Mello, enalteceu a capacidade dos três municípios em realizar o evento, destacando o comprometimento do governo com a competição. Felipe declarou aberta a 55ª Edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Acabou em samba
No encerrando do cerimonial, foi a vez de Joaçaba apresentar seu principal produto, o carnaval. Representantes das quatro agremiações (Acadêmicos do Grande Vale, Aliança, Unidos do Herval e Vale Samba) fizeram todos entrar no samba.
Veja no vídeo abaixo a condução da chama olímpica:
Policiais constataram que a jovem estava em surto e chamaram o SAMU para medicá-la e fazer o encaminhamento médico
Somados os pagamentos do 13º com as folhas de novembro e dezembro, serão injetados quase R$ 2,6 bilhões na economia
Uma guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento no bairro por volta das 23h30min, quando avistou o veículo parado
De acordo com a última aferição, realizada às 20h desta sexta-feira (17), o nível do Rio do Peixe estava em 7,16 metros
Jakson Paulo Cardoso da Silva Guedes foi encontrado pela Polícia militar morto dentro do carro com um tiro de espingarda
Irmão da vítima acionou os Bombeiros por volta das 14h50 da quinta-feira (9), após o homem adentrar no rio e não ser mais visto
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787