Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 13/10/2024 | 01:14
Publicado em 20/12/2015 ás12:00
Na tarde da terça-feira (15), foi realizada na Praça da Catedral em Joaçaba a inauguração da sinalização Turística Vias Gastronômicas de Joaçaba e Rota da Amizade, que marcou o encerramento do Projeto Fortalecimento do Setor Bares e Restaurantes da Região Meio Oeste. O projeto beneficiou 21 empresas dos municípios de Joaçaba, Treze Tílias, Fraiburgo, Piratuba e Capinzal. Uma parceria: Sebrae, CDL e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joaçaba, Sindilojas Meio Oeste Catarinense e apoio da Rota da Amizade e Prefeitura de Joaçaba.
O projeto tem por objetivo promover o aumento da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios dos polos gastronômicos de Santa Catarina. No Vale do Contestado, o Projeto de Fortalecimento de Bares e Restaurantes do Meio Oeste foi lançado em agosto de 2014. Inúmeras ações foram implementadas como de desenvolvimento empresarial, acesso ao mercado, inovação e tecnologia, valorizando a tipicidade local e cultura de cada município, agregando valor aos produtos da gastronomia regional, festivais gastronômicos 2014 e 2015, com objetivo de integrar o setor, valorizando a gastronomia local e regional, os chef’s e seus pratos.
Foram realizadas cinco mil horas de consultorias e capacitação, mídia em jornais, rádios, outdoor e missão empresarial para a Equipotel, e a partir de agora a instalação de placas de sinalização turística que registra e garante notoriedade ao polo gastronômico do Vale do Contestado. As placas estão localizadas no centro de Joaçaba (Avenida Santa Terezinha, Ruas Getúlio Vargas, Francisco Lindner e Salgado Filho), na BR 282 e nas SC’s 390 em Piratuba, 456 em Treze Tílias e 355 em Fraiburgo, privilegiando as empresas e municípios participantes do projeto.
Depoimento dos parceiros
Adelino Dias, proprietário da casa Pão Quente, de Fraiburgo, falando em nome dos demais empresários que integram o projeto, disse que os resultados do Vias Gastronômicas são extremamente positivos. “Precisamos lutar pela continuidade do projeto, antes dele as parcerias eram difíceis entre nós empresários, hoje o cenário é outro, estamos unidos. A sinalização vai nos ajudar ainda mais, mostrará que estamos integrados em uma via gastronômica e que estamos preparados para receber os turistas. Este projeto tem que ter continuidade e convido os demais empresários a se unir a nós”.
Dirlei Rofnner, presidente do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, ressaltou que o potencial gastronômico da região é muito grande. “Temos muitas opções nas cidades que integram a Rota da Amizade, precisamos dar continuidade ao projeto e precisamos do valoroso apoio do Sebrae”.
Paulo Delfino Pinto, presidente da CDL de Joaçaba, disse que o pensamento da entidade é fortalecer o município e em consequência a região. “O setor de bares e restaurantes é muito importante para o comércio, quando o Sebrae nos apresentou o projeto apoiamos imediatamente, pois projetos do Sebrae são garantia de sucesso”.
Marcio Guinther Mayer, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joaçaba, descreveu o projeto como exitoso, agradeceu a parceria do Sebrae e garantiu que o sindicato é parceiro de ações inovadoras como o Vias Gastronômicas.
A coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi, em nome do Sebrae agradeceu os parceiros do projeto, pois sem eles esta importante ação não seria viável. “São 14 empresas que se mantem fortes no projeto, agradeço a equipe do Sebrae, consultores, parceiros que juntos construíram este projeto, hoje fechamos mais uma etapa importantíssima que é sinalização turística uma ação do projeto que contribuirá sobremaneira para o desenvolvimento dos empreendimentos do setor gastronômico de Joaçaba e região", discursou. De acordo com ela, foram investidos cerca de R$ 800 mil em mais de cinco mil horas de consultoria, cursos, ações de mercado – missão técnica e festivais gastronômicos. "Este projeto também proporcionou às pessoas conhecerem mais a gastronomia típica, a nossa região sai fortalecida”, completou.
O diretor de Turismo de Joaçaba Jaime Telles, na oportunidade representando o prefeito Rafael Laske, disse que é importante investir em boas ideias, mas também é necessário empenho por parte de todos para que dê certo. “Este projeto uniu pessoas comprometidas e com o apoio técnico do Sebrae não tinha como não dar certo. Joaçaba tem um grande potencial gastronômico e o que estamos fazendo por meio deste projeto é apostar numa vocação”.
Ao final do evento os parceiros do projeto descerraram a placa, simbolizando a inauguração da sinalização turística- Vias Gastronômicas de Joaçaba e Rota da Amizade. Também estiveram presentes no evento a presidente do Sindilojas Solange Mandrick, Jorge Pohl presidente do Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba, Chaiene Vivan representante da Acioc, o gerente da Caixa Econômica de Herval d’ Oeste Edésio Duarte, a diretora executiva do Consórcio Público Meio Oeste Marize Coletti,o vereador de Joaçaba Elói Hoffelder, empresários do setor e imprensa local e regional.
Fonte: Joce Pereira/Assessoria de ImprensaA vítima era passageira de um VW/Gol de Joaçaba, que colidiu contra um GM/Celta de Blumenau por volta das 22h15 no km 363
Ronaldo Lorenço da Rosa (Federação PSDB/Cidadania e MDB) foi eleito prefeito de Herval d'Oeste neste domingo (6), com 5.526 votos
A Polícia Militar foi acionada por volta das 10h10min, quando constatou que não havia ninguém no interior do automóvel, que desandou sozinho
O incidente ocorreu em uma seção eleitoral instalada no Sine, quando os mesários perceberam a irregularidade e acionaram a PM
O acidente ocorreu por volta das 15h20min deste sábado (5), a cerca de 2 km do trevo de saída do município, sentido Joaçaba
Projeto inclui a construção de uma calçada lateral, a instalação de guarda-corpo e guard rail, que são medidas para garantir um tráfego seguro
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787