Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 07:04

Agricultura

Exemplo: mais de 420 mil litros de leite são produzidos em propriedade familiar de Herval

Publicado em 19/01/2016 ás17:14

União da família é preponderante para a conquista dos objetivos

Foto: União da família é preponderante para a conquista dos objetivos

Localizada a 35 km da área central de Herval d'Oeste, uma propriedade familiar é destaque nacional na produção de leite a base de pasto. Utilizando um manejo diferenciado por meio do piqueteamento, a família de Gilmar Moraes produziu, somente no ano de 2015, 420 mil litros de leite. Uma média diária de 1200 litros. “Muitos falam em crise, nós trabalhamos e, por esse motivo, avaliamos o ano de 2015 como muito produtivo para a cadeia leiteira”, afirmou o produtor.

Na propriedade, o trabalho é dividido entre a família. Além de Gilmar, sua esposa Marilse, suas filhas Luana e Gabriela e o genro colaboram para que aos conquistas sejam possíveis. “Levantamos cedo todo os dias, nos dedicamos ao nosso trabalho, mas também aproveitamos a vida. Conseguimos organizar de forma com que todos os momentos sejam aproveitados”, explicou Moraes.

Valores pagos pela indústria alegram o produtor

Em entrevista, Gilmar Moraes afirmou que os valores pagos pela indústria que recolhe a produção de leite há 24 anos foram bons durante 2015. “Em dezembro, por exemplo, estamos recebendo 0,03 centavos a mais do que o preço normal. É um dos fatores que nos incentivam a continuar na produção sempre buscando a excelência dos processos”, disse.

Precariedade das estradas dificulta o trabalho

Em contraponto as conquistas de 2015, o produtor declara sua preocupação com o futuro em virtude da situação das estradas que escoam a produção daquela comunidade. “Em 2015, a manutenção das nossas estradas ficou a desejar pela Prefeitura. Em diversas ocasiões precisei retirar caminhões de leite e de outros produtos que acabaram atolando aqui na nossa Comunidade. Esse, sem dúvida, é um fator que prejudica o desenvolvimento e o aumento da nossa produtividade”, completou.

Mutirão para a recuperação das estradas foi a solução

Com o objetivo de garantir a trafegabilidade pelas estradas da comunidade, um grupo de agricultores de Capoeirada contratou uma empresa para a retirada de cascalho e a distribuição nas propriedades que apresentavam a necessidade. “Foram mais de 100 cargas entregues em 15 dias. Ainda bem que conseguimos o cascalho de graça, se não nosso trabalho encareceria e se tornaria inviável”, explicou. O fato aconteceu ainda no final do ano passado.

Fonte: Rádio Líder

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X