Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 12:51

Agricultura

Santa Catarina poderá exportar carne suína para a Coréia do Sul

Publicado em 22/01/2016 ás07:54

Governador reuniu-se com lideranças estaduais/ Julio Cavalheiro

Foto: Governador reuniu-se com lideranças estaduais/ Julio Cavalheiro

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, receberam em Florianópolis nesta quinta-feira, 21, empresários do agronegócio para tratar das medidas necessárias para início da exportação de carne suína catarinense para a Coreia do Sul. A autorização do governo coreano foi confirmada no início deste ano e agora governos federal, estadual e empresas preparam a documentação necessária.

“Estamos todos nos unindo para resolver as questões burocráticas. É fundamental para o Estado aumentar a presença catarinense no mercado internacional. O câmbio melhorou para o Brasil e a atividade interna desacelerou diante da atual situação econômica do país. Então, uma forma de proteger os empregos e gerar novos é o buscar cada vez mais o mercado externo”, destacou Colombo. O governador tem conversado diretamente com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para acelerar os procedimentos necessários.

O secretário Sopelsa explicou que entre os próximos passos está a certificação das unidades empresariais catarinenses, o que envolve receber uma missão técnica da Coreia do Sul para avaliar a atual estrutura disponível de cada empresa. “Ainda vamos conhecer as exigências do governo coreano, mas acreditamos que não devem ser muito diferentes das do mercado japonês, que é bastante exigente e já recebe os produtos catarinenses”, afirmou. A expectativa do secretário é que os primeiros embarques para a Coreia do Sul possam ser realizados no segundo semestre deste ano.

A reunião desta quinta-feira contou com representantes de empresas como Aurora, BRF, JBS e Pamplona. Presente no encontro, a presidente do Sindicarne e da Pamplona Alimentos, Irani Pamplona Peters, destacou a importância deste novo mercado. “Estamos muito felizes com a notícia da abertura do mercado da Coreia do Sul. É uma conquista importante para as empresas, para o Estado e para todo o país, resultado de um trabalho que todos estamos fazendo há muitos anos”, ressaltou.

O novo mercado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou no dia 5 de janeiro que o Governo da Coreia do Sul autorizou a importação de carne suína in natura produzida em Santa Catarina. Esta será a primeira vez que um estado brasileiro exportará carne suína para a Coreia do Sul.

Santa Catarina é o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e também livre de peste suína clássica, com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), status sanitário diferenciado que foi um fator decisivo para a abertura do mercado sul coreano.

Atualmente, o estado exporta quase 190 mil toneladas por ano e as vendas para a Coreia do Sul podem incrementar este volume entre 17% e 20%. A Coreia do Sul, assim como o Japão, é um grande importador de carne suína. A expectativa é de que Santa Catarina envie, inicialmente, 33 mil toneladas de carne suína por ano para aquele país, o que representa uma receita de US$ 108 milhões.

Produção catarinense

Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína do país. São dez mil criadores integrados às agroindústrias e independentes, que produzem anualmente cerca de 850 mil toneladas de carne suína. Com um rebanho efetivo estimado em sete milhões de cabeças, o Estado é responsável por aproximadamente 27% da produção nacional de carne suína e por 35% das exportações brasileiras.

Entre os atuais principais países de destinos da carne suína catarinense, estão Rússia, China, Angola, Cingapura, Chile, Japão, Uruguai e Argentina.

Fonte: Secom Santa Catarina

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X