Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/04/2024 | 22:43

Educação

Nove acadêmicos mexicanos iniciam semestre letivo na Unoesc

Publicado em 04/03/2016 ás15:30

Intercambistas

Foto: Intercambistas

A Unoesc está recebendo nove acadêmicos mexicanos para cursar o primeiro semestre letivo de 2016 na instituição. A vinda à Unoesc é resultante dos convênios firmados pelo setor de Mobilidade Acadêmica, que trabalha para fortalecer e ampliar os vínculos de cooperação internacional com instituições de ensino do exterior.

Em Joaçaba, quatro dos intercambistas — Jamibeth Mina González, Axel Andres Jaquez Barranco, Luis Daniel Olivas Buahaya e Marlen Saldaña Barraza — cursarão Odontologia. Todos são da Universidade Autonôma de Chihuahua (UACH). Além deles, outros dois intercambistas desta mesma universidade — Alan Rafael Machuca Maldonado e Juan Andres Ibarvo Gracia — frequentarão os cursos de Medicina e Administração, respectivamente.

Da Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABC), Eduardo Rodriguez Ledesma cursará Publicidade e Propaganda em Joaçaba e Amy Ruth Alvarez Pérez Arquitetura e Urbanismo, na Unoesc Xanxerê. O campus de São Miguel do Oeste também está recebendo, pela primeira vez, um intercambista. Florentino Alvídrez Lozano da UACH cursará os componentes curriculares de Sistemas de Informação, Interface Homem e Máquina e Sistemas Distribuídos, no curso de Ciência da Computação.

O acolhimento aos estudantes estrangeiros foi realizado em todos os campi. Em Joaçaba, a diretora de Graduação, professora Liliane Simara Fernandes, representou o reitor da universidade, professor doutor Aristides Cimadon. Além de repassar dados da instituição aos alunos, falou sobre a adaptação dos estudantes no Brasil e na Unoesc.

— Ambos os países e universidades têm muitas coisas em comum, tenho certeza que vocês vão se sentir em casa — falou a professora Liliane.

A coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, agradeceu os alunos por escolherem a Unoesc como destino, comentando que este é maior número de intercambistas já recebidos pela instituição em um único semestre.

— Vocês teriam uma ampla possibilidade de estar em qualquer outra universidade no Brasil e escolheram a nossa, o que nos deixa muito felizes. Nós enquanto mobilidade daremos todo o suporte que precisarem neste momento — disse Kaline.

A coordenadora de Mobilidade Acadêmica da Unoesc Xanxerê, professora Irene Sá Affolter, falou sobre a experiência internacional que é um dos pontos mais valorizados pelos recrutadores no currículo dos profissionais.

— Quando você faz intercâmbio, você agrega ao seu currículo e a sua vida um mundo de possibilidades, tanto pessoais, quanto profissionais. Interagir com o mundo do outro nos enriquece em todos os sentidos — destacou.

Além dos intercambistas, a Unoesc está recebendo uma estudante de Cuba. Laura Borges Hernandez cursará Odontologia em Joaçaba, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), dos Ministérios da Educação e de Relações Exteriores. O programa oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Nova experiência

Cada um dos estudantes que inicia esta nova etapa traz na bagagem muitos sonhos e metas. Além de adquirirem conhecimento, a experiência oportunizará a convivência com novos amigos e outra cultura.

Amy Ruth Alvarez Pérez contou um dos seus sonhos ao realizar intercâmbio: lecionar espanhol nas escolas. A estudante optou por este país porque gosta muito de crianças e leu, nos meios de comunicação do México, que, aqui no Brasil, há muitas crianças com necessidades. Assim, pretende engajar-se em atividades humanitárias durante o tempo em que estiver aqui.

Na Unoesc, gostaria de aprender mais sobre a cultura e as pessoas e ter um conhecimento profissional aprofundado, aprendendo diferentes técnicas de seu curso.

Fonte: Jessica Novello/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X