Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 19:25

Joaçaba

Prefeitura vai contratar estudo para atender Código Florestal

Publicado em 05/04/2016 ás10:30

Joaçaba

Foto: Joaçaba

A Prefeitura de Joaçaba lançou nesta segunda-feira (4) o processo de licitação a fim de contratar o desenvolvimento de um completo diagnóstico socioambiental para atender uma exigência do novo Código Florestal, em vigor desde 2012. O estudo é essencial para o desenvolvimento da cidade porque implica no processo de emissão de alvarás para construção ou reforma próxima a rios e córregos na área urbana do município.

Cumprindo o que prevê a lei e seguindo uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, a Prefeitura de Joaçaba só pode autorizar novas edificações em terrenos que ficam a mais de 100 metros das margens do Rio do Peixe e a mais 30 metros do Rio do Tigre e de qualquer outro curso d’água, pois são considerados áreas de preservação permanente.

No entanto, o Código Florestal possibilita que os municípios flexibilizem a delimitação dessas áreas urbanas consolidadas diminuindo as distâncias das margens dos rios a partir de um diagnóstico que identifique os locais que poderão ser regularizados e ocupados sem acarretar danos socioambientais.

“É um estudo muito complexo, que envolve uma equipe multiprofissional. Mas tudo isso é necessário para bem caracterizar essas áreas e mostrar que são passíveis de ocupação”, afirma a advogada do município Vânia Brandalize, membro da comissão técnica de elaboração do termo de referência do diagnóstico socioambiental.

O serviço a ser contrato está orçado em R$261 mil. A empresa que vencer a licitação terá 18 meses para entregar o diagnóstico, que compreende sete etapas. Entre elas estão a identificação das áreas com risco de inundações e deslizamentos, além de possíveis danos à ecologia e apontar propostas de recuperação de áreas degradadas. 

Fonte: Carla Dildey/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X