Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/02/2024 | 01:50

Joaçaba

Mamães e papais iniciam o curso “Gestante Feliz”

Publicado em 07/04/2016 ás11:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Iniciou na última terça-feira (05) a sétima edição do “Gestante Feliz” – curso promovido pela Farmácia Substância de Joaçaba – com o apoio das empresas Ana Clara, Maria João, Bambino, Lorenci Baby, Nana Nenê, Galhoto, Voga, Brothers e Cia, Top e Top Kids, Portal Caco da Rosa, Portal Eder Luiz e CDL Joaçaba.

O projeto, que acontece nas dependências do auditório da CDL Joaçaba, tem como objetivo repassar diversas informações as futuras mamães através de pequenas palestras com especialistas da área da saúde (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiras, farmacêuticos, nutricionistas) é totalmente gratuito e conta com a adesão de 27 mulheres – além de acompanhantes – em sua grande maioria dos papais.

A palestra inicial foi da psicóloga Leni Dallacosta Chiarani que abordou o tema “Aspectos psicológicos das fases da gestação”. Leni que já esteve presente em outras edições do Gestante Feliz agradeceu a oportunidade, disse que o projeto é motivador e uma ação social da Substância através da idealização da proprietária Angélica D´Agostini. Nas colocações ela enfatizou as mudanças que ocorrem na vida da mulher desde a hora que recebe o resultado positivo da gravidez. Comentou sobre a reorganização familiar, o momento de transição, o amadurecimento da mãe e também do pai.

A explicação salientou as mudanças na mãe e no pai no primeiro, segundo e terceiro trimestre – além na hora do nascimento e nos primeiros momentos. Leni destacou que tudo que se vivencia nesse período é chamado de “Enxoval Simbólico”. “Por isso digo que vocês estão no caminho certo. Estão buscando informações, obtendo conhecimento sobre esse período que é único e muito importante em especial na vida de uma mulher”, afirmou.

Na quarta-feira (06), ocorreu o segundo encontro, com a palestra da nutricionista Franciele Caleffi, que abordou as transformações que o corpo da mulher sofre durante a gestação, escolha de hábitos saudáveis e ainda a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe. Franciele que também está grávida de nove meses – da Maria e, repassou com propriedade de causa que mudanças de hábitos e cuidados são importantes nessa nova fase da vida da mulher. “É muito importante que a gestante tenha uma alimentação equilibrada e que seu ganho de peso seja controlado de acordo com seu biotipo e necessidades individuais. Escolhas inteligentes, contribuiem para prevenção de uma série de ocorrências negativas, assegura reservas biológicas necessárias ao parto e pós-parto, garante substrato para o período da lactação, como também favorece o ganho de peso adequado de acordo com o estado nutricional pré-gestacional”.

“A gravidez é um fenômeno que acarreta uma série de transformações no organismo materno. Essas transformações irão garantir o crescimento e desenvolvimento do bebê, e ao mesmo tempo, proteger o organismo da gestante, explicou. “Cada gravidez tem particularidades, por isso é importante procurar auxílio especializado”.

Franciele repassou informações importantes para facilitar o dia a dia da gestante, e auxilio para melhor nutrição tanto para a mãe quanto para o bebê, repassou uma lista de alimentos indispensáveis e outros que precisam ser substituídos e até abolidos da dieta. A jornalista Adriana Panizzi de 42 anos, está grávida de 5 meses e meio de gêmeas e participa atentamente das palestras. A gravidez ocorreu devido a inseminação artificial e a nova fase transformou sua rotina. “Realizei um sonho, e poder receber informações nesta nova fase é muito importante. Temos dúvidas, medos e juntas descobrimos este novo mundo da maternidade”, disse.

O projeto prevê o total de 11 encontros com encerramento previsto para o dia 10 de maio. As mamães que tiverem 75% de frequência concorrem a diversos brindes. Todas recebem certificado de participação.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X