Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/05/2024 | 08:11

Joaçaba

Andrade e sindicato conscientizam trabalhadores sobre acidentes

Publicado em 12/04/2016 ás15:00

Café Consciente para capacitar trabalhadores

Foto: Café Consciente para capacitar trabalhadores

As obras do Parque Municipal de Joaçaba foram paradas por algumas horas por uma importante causa na última sexta-feira (08). Os trabalhadores da Andrade Construções receberam capacitação sobre segurança no trabalho. A ação é desenvolvida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Siticom), e as principais empresas do ramo de Joaçaba e Herval d´Oeste.

Conforme o presidente do Siticom, Pedro Nogueira, a região de Joaçaba lidera o ranking de mortes em acidentes de trabalho no estado. Apenas em 2015 foram registradas 15 mortes, a maioria devido à falta de equipamentos e queda de altura. Por isso a entidade junto com as empresas criou o “Café Consciente”, que integra o sindicato, trabalhadores e empresas do setor com o objetivo de conscientizar e assim reduzir os índices de acidentes, proteger a integridade física e mental dos colaboradores.

“Na região de abrangência do sindicato, temos mais acidentes de trabalho do que na capital ou outras cidades como Balneário Camboriú, Joinville e até Chapecó, não podemos mais aceitar isso. É necessário trabalhar a conscientização, a segurança no trabalho é responsabilidade de todos nós”, destacou Nogueira.

O Programa “Café Consciente” vai acontecer a cada dois meses durante duas horas em cada obra em execução, a fim de trazer conhecimento de todos o que é segurança no trabalho. As ações seguem até dezembro deste ano. Nogueira destaca que o trabalho de conscientização iniciou com os empresários do setor na região e que a Andrade Construções foi uma das primeiras a aceitar o programa. “A Andrade foi uma das primeiras a encampar o projeto. A ideia do café nas obras é trabalhar a conscientização antes do trabalhador entrar no canteiro de obras e reforçar as boas práticas que podem salvar vida”.

O programa acontece em cinco módulos que contemplam o uso de equipamentos de segurança individuais e coletivos, primeiros socorros, organização do canteiro de obras e a segurança. “Iniciamos hoje a primeira etapa, com os módulos escolhidos pela empresa. Ao fim, a empresa que participa do programa recebe um selo de “Obra Segura” e para isso precisa ter no mínimo a participação de 80% dos seus colaboradores”. Nogueira ressalta ainda que outras empresas podem procurar o sindicato para fazer parte do programa.

De acordo com Jucenei Andrade, diretor e engenheiro responsável da Andrade Construções, o empregador tem a obrigação de fornecer os equipamentos e o treinamento. “A Andrade já trabalha forte e há tempos na conscientização, reforçamos sempre os ensinamentos para que o colaborador e o empregador tenham segurança. Essa capacitação pode inclusive salvar uma vida e pode evitar pequenos acidentes. Até para que as obras avancem dentro do cronograma e com total segurança”, disse. “A obra ficou parada por algumas horas, e não observamos como perca de tempo, ou prejuízo, a Andrade vê como um benefício e um ganho em um conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador”, conclui.

A Andrade Construções possui cerca de 150 funcionários no setor de construção civil e todos passarão pelo treinamento em etapas também em outras cidades.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X