Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/02/2024 | 03:26

Joaçaba

Gestantes recebem instruções durante curso em Joaçaba

Publicado em 26/04/2016 ás08:45

Divulgação

Foto: Divulgação

A sétima edição do curso “Gestante Feliz” – promovido pela Farmácia Substância de Joaçaba - reuniu mamães e papais no último dia 20 para receber informações sobre amamentação, banho e troca de fraldas, além de repassar informações de primeiros socorros.

A enfermeira que atua nos serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Urgência e Emergência (SAMU), Solange Dalla Pasqua Franceschi, enfatizou a importância do aleitamento durante os primeiros seis meses de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam exclusivamente o leite materno durante no mínimo esse tempo.

Para a enfermeira, este deve ser um momento de prazer, tanto para a criança quanto para a mãe, do fortalecimento do vínculo e deu dicas para a “pega” correta que fazendo a mãe amamentar por mais tempo sem dores. “O leite materno é, inclusive, um forte aliado contra as cólicas, que atingem as crianças nas primeiras semanas de vida, por conta da imaturidade do sistema digestivo, do intestino”, destacou.

Uma dúvida e medo das mães de primeira viagem é o banho. Solange demostrou as mamães e papais uma forma prática e sem riscos. “A banheira tem que ser colocada em um ambiente fechado, onde não passe corrente de ar. A temperatura da água deve estar entre 35 e 37 graus e o banho deve ser rápido, de 5 a 10 minutos, principalmente nos três primeiros meses, período em que os bebês sentem muito frio”.

Os participantes puderam treinar em bonecas os procedimentos ensinados pela enfermeira. Entre as recomendações está, “após retirar a roupa do bebê, enrolá-lo em uma toalha. Lavando a cabeça e mantenha o corpinho com a toalha. Depois de enxaguar bem a cabeça e dar banho no restante do corpo. Ao segurar a criança, sempre apoie a cabeça dela em seu antebraço, para dar mais segurança, ao virá-la para lavar a parte de trás do corpo, mantenha a cabeça dela de lado. Use sabonete neutro em todo o banho, não utilize shampoo nos primeiros meses, algumas marcas podem causar alergia na criança”, recomenda a enfermeira.

Atentos as dicas, os pais tiveram ainda informações sobre a assepsia do cordão umbilical e primeiros socorros. A enfermeira utilizou uma boneca para demostrar a técnica indicada em caso de engasgo com o leite materno. Solange enfatizou que os pais devem fazer contato com o serviço de emergência, Samu ou Bombeiros. E utilizar a técnica conhecida como “tapotagem”, que consiste em inclinar o corpo da criança para frente e com as mãos em concha bater nas costas até que o objeto ou líquido seja expelido pela boca.

Saiba mais - O projeto consiste em pequenas palestras com especialistas da área da saúde (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiras, farmacêuticos, nutricionistas) e é totalmente gratuito. São previstos o total de 11 encontros com encerramento previsto para o dia 10 de maio. As mamães que tiverem 75% de frequência concorrem a diversos brindes e receberão certificado de participação.

As mamães e papais estão recebendo informações por meio de palestras com diversos especialistas desde o começo deste mês.  Os encontros acontecem nas dependências do auditório da CDL Joaçaba e conta com a adesão de 27 mulheres e seus acompanhantes, que atentos ouvem as informações e tiram dúvidas em todas as palestras.

O projeto recebe o apoio das empresas Ana Clara, Maria João, Bambino, Lorenci Baby, Nana Nenê, Galhoto, Voga, Brothers e Cia, Top e Top Kids, Portal Caco da Rosa, Portal Eder Luiz e CDL Joaçaba.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X