

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 15/03/2025 | 01:37
Publicado em 01/07/2016 ás17:00
A partir desta sexta-feira (1º), o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), mantido pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), tem nova gestão. O professor Alciomar Antonio Marin assume o cargo de diretor geral, substituindo Adgar Zeferino Bittencourt, que deixa a função após nove anos.
Marin foi empossado em cerimônia com a presença de autoridades, dirigentes da Unoesc, funcionários, médicos e a comunidade em geral. O ato representa o início de uma nova etapa para o HUST, que trabalhará na concretização de um hospital de ensino com planejamento estratégico, para a implantação de uma filosofia de gestão da Funoesc. A substituição também envolve uma visão a longo prazo, sobretudo na criação de novas especialidades, melhoria do relacionamento humano e estabelecimento de diretrizes com planejamento compartilhado.
Durante os nove anos em que exerceu a função de diretor geral, Adgar alcançou metas importantes para o setor da saúde, tendo a melhoria dos espaços físicos do hospital, bem como a qualificação profissional, como as principais conquistas de sua gestão. Como forma de agradecer aos anos de dedicação, trabalho ético, humano, comprometido e inovador, Adgar recebeu do presidente da Funoesc, professor Genesio Téo, e do reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, a medalha de mérito profissional, além de uma placa de homenagem.
Em sua fala, Adgar agradeceu diversas pessoas que, segundo ele, não mediram esforços para transformar o HUST em referência para uma população de mais de 600 mil habitantes, de 55 municípios da região Meio-Oeste catarinense. Ele citou as principais conquistas de sua gestão, reiterando ainda as obras desenvolvidas no local, bem como o apoio firmado por meio de convênios com as esferas municipal, estadual e federal.
— Agradeço que minha sucessão seja feita por meio da figura humana e profissional do professor Marin. Quando se sugeriu o nome, eu realmente “relaxei”, pois vai ser muito bom ter uma pessoa capaz, tranquila, de alta formação e muito ligada ao processo de desenvolvimento da instituição à frente do HUST — disse Adgar que, para simbolizar o repasse, entregou as chaves do hospital ao novo diretor.
Marin afirmou que dar prosseguimento ao trabalho de Adgar será uma tarefa desafiadora, reiterando a competência e habilidade desenvolvidas por ele enquanto diretor por nove anos, que fizeram a diferença para a população que usufrui dos serviços do HUST. Disse ainda que em sua gestão as ações serão pautadas na humanização dos atendimentos.
— Precisamos pautar nossas ações na humanização dos atendimentos, não que isso não esteja acontecendo, mas precisamos dar ênfase nisso, cada vez mais. E, junto com a Funoesc, oportunizar uma condição de futuro para o hospital, para que, com o envolvimento de todos, desenvolvamos novos projetos, além dos que estão ocorrendo. Esse é o nosso compromisso — falou Marin.
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Euclides Grando, no ato representando o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, reconheceu o legado deixado por Adgar à região, assim como o vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss, que, na oportunidade, representou o prefeito Rafael Laske. Ambos desejaram sucesso para a nova gestão que se inicia sob o comando de Alciomar Marin.
O reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, lembrou que Adgar também coordenou a implantação dos cursos na área da saúde, em Joaçaba. Citou ainda que ao ser convidado para assumir a gestão do HUST, tinha grandes desafios a serem vencidos, todos concretizados com êxito, sendo um deles o de transformar o hospital em um ambiente moderno, que atendesse aos anseios da população.
— O município e a região têm muito a reconhecer pelo trabalho desenvolvido por Adgar na área da saúde. Quanto à sucessão, confiamos imensamente na capacidade profissional do professor Marin, pelo tempo que trabalha conosco e pela história dele de liderança em outras empresas da região. Queremos uma gestão na direção dos nossos objetivos, que é transformar o HUST legalmente em um hospital de ensino, observando que ele precisa crescer em quantidade e qualidade — enfatizou Cimadon.
Por fim, o presidente da Funoesc e vice-reitor do campus de Xanxerê, professor Genesio Téo, disse aos presentes que novos desafios são necessários para qualquer sociedade que pretende evoluir e crescer. Assim como os demais, enalteceu o trabalho desempenhado por Adgar, que cumpriu fielmente a sua missão frente ao hospital.
— Em nome da Funoesc, quero agradecer ao trabalho desenvolvido pelo Adgar, que deixa a sua marca registrada junto com o progresso da região. Ao Marin, a nossa certeza de que está assumindo um grande desafio, mas que também deixará a sua marca, pela capacidade e forma profissional de ser — finalizou.
Fonte: Jessica Novello/Assessoria de ImprensaA prisão do foragido foi realizada pela guarnição do Tático por volta das 23h desta segunda-feira (10), na Rua Santos Dumont, em Herval d’Oeste
Idilvana relatou que a Secretaria alega que suas declarações estariam generalizando a situação e prejudicando a imagem dos demais profissionais
Diante das denúncias, o prefeito determinou o afastamento preventivo das servidoras e instituiu uma comissão para conduzir os processos
No dia 24 de agosto de 2023, um corpo sem cabeça foi encontrado boiando no Rio do Peixe, na estrada municipal da Barra do Leão, em Campos Novos
A decisão abrange as unidades de Herval d’Oeste e Campos Novos e proíbe a BRF de rejeitar recomendações médicas de afastamento apresentadas
A ação contou com um efetivo de cerca de 50 policiais e teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços identificados
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787