Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 15:24

Campanha

Família precisa de ajuda para adolescente não ficar cego

Publicado em 21/07/2016 ás18:00

Divulgação

Foto: Divulgação

A família do adolescente José Eduardo Lissenko, 13 anos, criou uma conta no site “vakinha" para arrecadar recursos para seu tratamento. O garoto, que reside em Caçador, foi diagnosticado com degeneração hereditária da retina do tipo “retinose pigmentar”, uma doença de caráter progressivo, que até o momento não possui cura, e pode levar a cegueira.

“Nossa única esperança é tentar estabilizar a doença com aplicações de células tronco”, descreveu a mãe Cristiane na página do site. De acordo com ela, o tratamento é caro e a família não conseguiu via SUS.

Com recursos angariados através de rifas, jantares e doações, José Eduardo recebeu a aplicação no olho esquerdo, mas agora precisa aplicar no outro olho. “Meu filho adora jogar bola, é muito estudioso e tem os cadernos impecáveis. Não suporto a ideia de ver ele cego. Nos ajudem por favor”, pediu a mãe.

O objetivo da família é conseguir juntar R$30 mil para o tratamento. Clique aqui para fazer sua doação via boleto ou cartão de crédito.   

O que é retinose pigmentar?

Retinose pigmentar (RP) refere-se a um grupo de doenças hereditárias, que causam a degeneração da retina, região do fundo do olho humano. Ela é responsável pela captura de imagens a partir do campo visual. Pessoas com RP apresentam um declínio gradual em sua visão, porque as células fotorreceptoras (cones e bastonetes) morrem.

A RP é tipicamente diagnosticada em adolescentes e adultos jovens. É uma doença progressiva. A taxa de progressão e grau de perda visual varia de pessoa para pessoa. Em famílias com RP ligada ao cromossomo X, os homens são mais frequente e severamente afetados. As mulheres que carregam o traço genético apresentam a perda de visão com menos frequência.

A cegueira noturna é um dos sintomas iniciais e mais freqüentes da RP. Pessoas com degeneração nos cones apresentam primeiramente a diminuição da visão central e capacidade de discriminar as cores.(Retina Brasil).

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X