Herval d' Oeste
Sem consenso para permanência de alunos hervalenses do 8º ano no CERT
Publicado em 17/04/2013 ás12:14
Os s
ecretários de educação de Herval d´Oeste e Joaçaba, Lourdes Brandão e José Junqueira estiveram reunidos nesta manhã de quarta-feira (17) para tentar chegar a um consenso quanto ao custo para manutenção dos alunos do 8º ano no CERT, conforme ficou acertado com o Ministério Público.
O valor de R$ 1.589,00 por aluno apresentado por Junqueira foi contestado pela secretária que observou que foi acrescentado a este orçamento a manutenção de veículos e gastos com o transporte escolar que é feito pelo município hervalense. Também não foram descontados os demais recursos repassados pelo governo federal, como o PDDE (Dinheiro Direto na Escola).
O secretário ficou de sentar novamente com a contabilidade para chegar a um novo número, porém Lourdes entende que Herval não precisaria estar repassando recursos. “O salário dos professores já é pago pelo Fundeb e os gastos com manutenção e material pedagógico são cobertos pelo PDDE”, defendeu. Ela aponta também que a planilha é voltada aos 225 alunos onde constam estagiários que não são necessários a alunos do 8º ano. Ambos tem até a próxima segunda-feira para apresentar uma proposta ao Ministério Público se os alunos ficam ou não em Joaçaba.
A secretária de educação informou também que já foram feitos cerca de 138 protocolos de matrículas na rede municipal de ensino, 17 na rede particular e algumas matrículas na rede estadual. “Vamos estar enviando um comunicado aos pais para localizar os demais. Temos vagas, pois alguns pegaram o protocolo, mas não efetivaram a matrícula. Outro fator é que chama atenção, é que o número de hervalenses matriculados em Joaçaba vem aumentando. “Provavelmente levaram comprovante de residência de algum familiar e vão se incomodar por terem mentido”, aponta Lourdes.
Os alunos permanecem em greve em frente ao CERT. Segundo Gabriela que lidera o movimento, foi acertado com o Conselho Tutelar que nesta quinta-feira todos voltam as salas de aula.
Fonte: caco da rosa