Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 06:04

Geral

Missão Argentina visita empresa de Treze Tílias

Publicado em 31/10/2016 ás09:39

Divulgação

Foto: Divulgação

Uma das principais indústrias de baterias automotivas do Brasil, a Baterias Pioneiro de Treze Tílias, foi o destino de estudantes, líderes políticos e empresários argentinos que participaram da I Conferência Ibero-Americana que aconteceu na região de Joaçaba na semana que passou. A visita aconteceu durante a manhã da terça-feira (25) e teve o acompanhamento de representantes da Acioc, Unoesc e da Fazenda Estadual.

Recepcionados pela equipe administrativa e divididos em vários grupos, os visitantes conheceram detalhadamente todo o processo de produção de baterias para motocicletas, automóveis e caminhões. “É realmente uma fábrica formidável. Sua estrutura, inovação e tecnologia empregada no processo produtivo é fabuloso. Nos sentimos agraciados em conhecer todo esse trabalho feito com muita dedicação e carinho”, avaliou Noelia Beatriz Zacarias, Decana Organizadora da Universidad de La Cuenca Del Plata.

O diretor-financeiro da Baterias Pioneiro, Sirivaldo Barbieri, agradeceu a presença dos visitantes e transmitiu uma mensagem de otimismo aos futuros empreendedores e líderes políticos do país vizinho. “Precisamos estar cada vez mais dispostos a inovar em todos os sentidos. Sempre com cuidado, zelo e respeito, criamos as condições necessárias para fazer o negócio prosperar”. Sirivaldo falou sobre o principal exemplo de superação ao longo dos quase 30 anos da Baterias Pioneiro. “No início, há quase 30 anos, ao sair do interior e tentar abrir o nosso próprio negócio tentamos um empréstimo em um banco e nos foi negado. Desde então, buscamos sempre fazer todos os investimentos necessários com o nosso próprio capital de giro. É uma decisão importante para o futuro sustentável da empresa, afinal, em momentos de crise, continuamos crescendo e investindo”, concluiu.

Potencialidades de Treze Tílias

Após conhecerem a Baterias Pioneiro, os visitantes deslocaram-se até o Hotel Tirol, um dos mais tradicionais da cidade, para saborearem os pratos típicos austríacos. Na sequência, realizaram um passeio por Treze Tílias passando por locais turísticos como a Praça Andreas Thaler, Cervejaria Bierbaum e Mundo Tirolês.

Seminário sobre Inovação e Empreendedorismo

No retorno à Joaçaba, os argentinos participaram de um Seminário sobre Empreendedorismo e Inovação. O evento aconteceu no Auditório da Saúde da Unoesc Campus II e reuniu lideranças locais e alunos de alguns cursos de graduação. Na ocasião, o Ministro de Indústria, Trabalho e Comércio da Província de Corrientes, Francisco Osella, apresentou aos brasileiros o eixo de atuação defendido pelo governo argentino para promover e incentivar o desenvolvimento da Província.

Logo após, houve a explanação da representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Governo do Estado de Santa Catarina detalhando todos os programas oferecidos pelo sistema governamental catarinense e, por último, o ex-deputado e ex-secretário de estado, Paulo Bornhausen, apresentou o case da vinda da BMW para Santa Catarina. Ao final, o pró-reitor da Unoesc, Fábio Lazarotti, conduziu uma rodada de perguntas e apresentou aos participantes o modelo do Polo de Inovação que está sendo construído em Joaçaba.

Missão Argentina participa de Café com Lideranças

No dia seguinte (26), os visitantes argentinos participaram da última atividade oficial na região de Joaçaba. Reunidos no Auditório do Centro de Eventos São João Batista em Luzerna, os convidados, alunos e autoridades locais conheceram um pouco mais sobre a Acioc por meio da presidente Tânia Durigon e das potencialidades sociais, culturais e inovadoras do meio-oeste catarinense com a explanação do professor Ricardo Antonello.

Após conheceram as potencialidades do Brasil, representantes da Missão Argentina, apresentaram as características do país vizinho, especificamente da Província de Corrientes. Depois, o professor Rafael Patzlaff, coordenador da Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), apresentou o funcionamento da entidade e levou-os para conhecer as empresas que, atualmente, estão incubadas na ITL. Ao final, todos os envolvidos tiveram a oportunidade de um networking entre Brasil e Argentina por meio da troca de cartões e informações.

A presidente da Acioc, Tânia Durigon, avaliou de forma positiva a realização da I Conferência Ibero-Americana. “No total, foram mais de sete atividades especiais que desenvolvemos ao longo destes dias com os visitantes argentinos com o objetivo principal de criar um conceito de inter-relacionamento mútuo com o país vizinho. Já é perceptível os resultados positivos desta I Conferência Ibero-Americana de Empreendedorismo e queremos, a partir de agora, fortalecer os laços que nos aproximam com vistas a um futuro sustentável das nossas cidades e dos países”, completou.

A I Conferência Ibero-Americana foi uma realização da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) com o apoio da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc) e da Universidad de La Cuenca del Plata, Ministério da Indústria da Província de Corrientes, União Industrial de Corrientes, União Industrial da Argentina, Municipalidade da cidade de Corrientes, Municipalidade da cidade de Resistencia – Chaco, FE Instituto de Fomento Empresarial, JCI Corrientes, Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), Baterias Pioneiro e Celulose Irani.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X