Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 06:00

Estado

Previsão de pancadas isoladas de chuva nesta quarta-feira

Publicado em 16/11/2016 ás09:15

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

A quarta-feira (16) será de sol entre nuvens e condições de pancadas isoladas de chuva em Santa Catarina, no período da tarde e início da noite. A temperatura estará em elevação durante o dia. Já na quinta-feira, a previsão é de mais nuvens e condições de chuva fraca no decorrer do dia no Litoral Sul. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e início da noite. A temperatura estará em declínio, com o avanço de uma massa de ar mais frio.

Conforme a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, nos meses de dezembro e janeiro a temperatura estará entre a normal e acima da média climática em Santa Catarina. As temperaturas apresentarão gradativo aumento, porém, dias com atuação de massa de ar mais seco favorecem a maior amplitude térmica diária, diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia, ou seja, temperatura amena ou mais baixa para época do ano no início do dia e bastante elevada à tarde.

Nestes meses permanece a condição de chuva na média a abaixo da média climática em Santa Catarina. A chuva estará concentrada em períodos curtos, em alguns minutos ou horas do dia. Nos meses de dezembro e janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação a novembro. Ressalta-se que, no verão, além dos temporais associados a sistemas meteorológicos de maior escala, como frentes frias e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs), são frequentes as trovoadas de verão com forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em novembro a média mensal da chuva varia de 130 a 180 mm no Estado.

A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Ciclones extratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Em novembro e dezembro permanece a condição de favorável a nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X