Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 10:25

Herval d' Oeste

Profissionais recebem capacitação para atuar em salas de vacinas

Publicado em 10/03/2017 ás18:00

Curso foi ministrado pela enfermeira Cleci Lucini

Foto: Curso foi ministrado pela enfermeira Cleci Lucini

A pedido da Secretaria de Saúde de Herval d´Oeste, aconteceu nesta semana uma capacitação para os profissionais atuarem nas salas de vacina do município. Um grupo de 15 técnicos, sendo nove de Herval d´Oeste, recebeu o treinamento de 40 horas.

De acordo com Cleci Lucini, responsável pelo setor de imunização da 8ª Gerência Regional de Saúde (GERSA), durante o curso foram repassadas informações sobre a composição da vacina, riscos, reação, local e dose a ser aplicada. “É uma norma do Estado, de que nenhum técnico pode trabalhar em sala de vacina sem uma capacitação e, como existem muitas vacinas no calendário, é necessário capacitar mais pessoas, até porque algumas estão se aposentando ou saindo de licença”, disse.

Cleci aproveitou também para informar que desde o início do ano os municípios foram comunicados sobre a ampliação das vacinas pneumocócica 10-valente (que previne cerca de 70% das doenças graves), meningocócica C (meningite) e hepatite A. Agora a imunização é indicada para crianças menores de 5 anos, e não mais para menores de 2 anos.

Outra orientação é que os meninos e meninas de 12 a 13 anos procurem uma unidade de saúde para receber a vacina do HPV. “Faço um apelo às mães que tragam as filhas para tomar a segunda dose, pois em função de divulgações mentirosas em redes sociais elas deixaram de trazer as adolescentes. É uma vacina cara, e se ela vencer é nosso imposto que está sendo desperdiçado”, defendeu Cleci, ao comentar que a vacina é o melhor programa que existe em termo de prevenção de doenças.

Ouça abaixo a entrevista:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X