Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 11:47

Educação

Enfermagem da Unoesc promove reflexão sobre morte e vida

Publicado em 08/06/2017 ás14:30

Encerramento do evento

Foto: Encerramento do evento

Na noite da terça-feira, 6 de junho, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba promoveu a 6ª edição da Simulação Realística. A atividade é uma metodologia ativa, chamada de role-play, em que uma situação real é escolhida, vivenciada pelos acadêmicos e, depois, apresentada ao público. A temática deste ano foi “Reflexão sobre morte e vida: um olhar interdisciplinar”. Além do suporte de todos os professores do curso, o evento foi coordenado pelos professores Eduardo Janir de Souza, Marcia Terezinha da Rocha Restelatto e Rose Maria Makowski.

Após a abertura oficial do evento, os professores organizadores fizeram uma breve explanação sobre a metodologia ativa da simulação realística, bem como a escolha da reflexão temática. A professora Rose Maria Makowski, coordenadora pedagógica, explicou como a atividade foi desenvolvida e ressaltou o envolvimento de todos os acadêmicos do curso no evento.

— No final do ano passado, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) decidiu a temática, apresentou ao colegiado do curso e, depois que foi aprovada, todos os professores incluíram em seu Plano de Ensino. É uma atividade que envolve todo o curso, a 1ª fase trouxe os relatos sobre a morte, textos e desenhos, a 3ª fase simulou situações de morte no hall do auditório Afonso Dresch, a 5ª fase fez uma reflexão sobre a vida e a 7ª fase elaborou um vídeo com momentos reflexivos sobre o processo de morte — relatou Makowski.

O professor Eduardo Janir de Souza acrescentou que dentro do componente curricular de Saúde Mental foi proposto aos acadêmicos da 7ª fase a produção de um vídeo, contendo momentos reflexivos sobre o processo de morte, desde a parte espiritual até a parte mais científica, como dar a notícia e quais os protocolos utilizados.

— Este é o momento de refletirmos sobre esse processo, para que isso não nos afete enquanto profissionais da Saúde — observou o professor Eduardo, ao destacar que o assunto é multidisciplinar e envolve enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, médicos e psicólogos.

Para a professora Marcia Terezinha da Rocha Restelatto, nas situações de morte, o cuidado e o respeito com o próximo são fundamentais, e precisam ser aprimorados diariamente com responsabilidade e atitude.

Na sequência, Rita Baratieri, da Tend'arte Contação de Histórias, trouxe uma reflexão sobre a vida e a morte, por meio da encenação “Perguntas que ainda não fiz ao rio”. Em seguida, as acadêmicas da 7ª fase, Luana Turra e Neimara Bragagnollo, comentaram sobre o vídeo produzido pela turma.

Após a exibição do vídeo, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), apresentou o serviço prestado pelo hospital, as fases do processo de luto, a experiência profissional dentro do HUST e o processo de comunicação com a família sobre a doação. Em seguida, abriu-se espaço para participação da plateia, para questionamentos sobre o vídeo e a participação da Comissão do HUST. Por último, a 5ª fase do curso de Enfermagem fez uma reflexão sobre a vida, com apresentação musical e teatral, que contou com a presença de grávidas e crianças e a participação do acadêmico Lucas Rigo.

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X