Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 17:41

Joaçaba

Polícia esclarece morte do tio do vice-prefeito e do jovem carbonizado

Publicado em 23/06/2017 ás20:00

Entrevista coletiva com os delegados

Foto: Entrevista coletiva com os delegados

Valdir Martini, tio do vice-prefeito de Herval d´Oeste Mauro Martini, foi assassinado por dois elementos entre 23h e 23h30min da noite do dia 28 de dezembro de 2016. A vítima recebeu pelos menos 30 golpes de faca. As informações foram repassadas na tarde desta sexta-feira (23) pelo delegado regional Daniel Régis, que, ao lado dos delegados Deyvid Tranche Lima (Herval d´Oeste) e Fernanda Gehlen da Silva (Joaçaba), divulgou o resultado dos inquéritos policiais sobre os dois homicídios.

“Foi um caso extremamente complicado para desvendar, tanto que levamos meses para fazer a identificação da autoria”, disse Régis na entrevista coletiva com a imprensa. Conforme as investigações, naquele dia Valdir Martini apanhou David Gouterres Marques, 23 anos, e Jhonatan Gonçalves dos Santos, 20 anos, juntamente com duas adolescentes (13 e 17 anos). Eles pararam em um posto de combustível, compraram bebida e se deslocaram para Sede Belém, interior de Herval d´Oeste, quando houve um desentendimento.  “Ao que tudo indica um deles tentou manter relação a força com a adolescente de 13 anos e Valdir interveio, sendo que os dois investiram contra ele, desferindo algo em torno de 30 golpes de faca”, informou o delegado regional.

Para Daniel Régis, a vítima conhecia os autores. “Ficou caracterizado que Martini já havia mantido relação com a adolescente de 13 anos mediante pagamento. Foi David Gouterres Marques quem apresentou a menina para ele”.

Quando foram expedidos os mandados de prisão, um dos elementos já estava preso por tráfico de drogas em Xanxerê, e o outro foi preso pelas equipes de Joaçaba e Herval d´Oeste em Cruz Alta/RS. “A vítima se colocou nessa condição de risco, pois os indivíduos são extremamente perigosos, marginais formados com passagem por tráfico de drogas, furto e lesões corporais por golpes de faca. Não podia estar em pior companhia”, ressaltou o delegado.

Os dois foram indiciados por homicídio qualificado, motivo fútil. As prisões temporárias foram convertidas em preventivas e ambos devem permanecer presos até a audiência do tribunal do júri.

Corpo encontrado carbonizado em Erval Velho

Durante a entrevista coletiva, a delegada Fernanda Gehlen da Silva esclareceu a morte de Martin Willian Carvalho dos Santos, 22, anos, cujo corpo foi encontrado carbonizado no dia 6 de outubro de 2016 no interior de Erval Velho.

“As investigações se aprofundaram somente depois da identificação do corpo pela família”, explicou a delegada. “Familiares informaram também que Almir da Silva, conhecido por Jabaquara, costumava sair junto com a vítima, e até mesmo chegaram a residir juntos no Loteamento Morada do Sol em Herval d´Oeste. Na época, o Almir trabalhava em uma obra em Erval Velho e o Martin o acompanhava. Mas o ponto principal, que direcionou a investigação para o Almir, foi o reconhecimento do pedaço de uma coberta encontrada no local do crime. Um pedreiro disse que era igual ao cobertor que ele carregava no veículo. Nas buscas em sua residência encontramos outra coberta com as mesmas características, além de um aparelho celular que a família afirma pertencer a Martin”.

A delegada também destacou que foi realizado exame pericial no carro de Almir, e através da substancia luminol foi encontrado vestígios de sangue. O material foi encaminhado para análise em Florianópolis para confrontar com o DNA da vítima, mas o resultado ainda não chegou. De acordo com ela, o exame cadavérico não foi conclusivo para saber se Martin foi queimado vivo, mas apontou que ele sofreu lesões no crânio e na região do pescoço, feitas por um instrumento cortante (provavelmente arma branca) e um instrumento contundente, além de ter as pernas fraturadas.

Finalizando, o delegado regional explicou a diferença entre os dois casos. “A morte do Valdir será levada ao tribunal do júri, enquanto que o outro caso será julgado pelo juízo criminal em gabinete, pois se trata de um crime contra o patrimônio, subtração e morte”.

Os indiciados negam a autoria dos dois crimes.

Acompanhe abaixo um trecho da coletiva:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X