O de
putado federal Décio Lima (PT/SC), participa, nesta sexta-feira, dia 10, em Chapecó, no Oeste catarinense, do lançamento do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) e do Projeto Básico da Ferrovia Leste-Oeste, a Ferrovia da Integração.
A solenidade, às 16 horas, no Auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIC) de Chapecó, contará com a presença dos Ministros dos Transportes, Cesar Borges, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, além do o Presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Josias Sampaio Cavalcante Júnior.
“Santa Catarina é um Estado que já conta com ferrovias e onde esse modal de transporte é fundamental, principalmente para o escoamento dos produtos catarinenses, e a Ferrovia da Integração, sem dúvida, será essencial para o desenvolvimento de Santa Catarina”, considera o deputado federal Décio Lima (PT/SC), um entusiasta das ferrovias.
Décio Lima, na condição de coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense (função que exerceu ao longo de 2012 até abril de 2013), conduziu diversas agendas para debater a ampliação do modal ferroviário em Santa Catarina. Entre elas, o grande seminário realizado na Fiesc, em Florianópolis, em março, com a presença de representantes do Governo Federal, do Governo do Estado e dos Municípios, além de lideranças empresariais, políticas e comunitárias.
Integração - O corredor ferroviário Leste-Oeste, conhecido por Ferrovia da Integração, terá 848 quilômetros de extensão, no segmento Itajaí – Chapecó – Dionísio Cerqueira, e escoará a produção do Oeste do Estado para os portos catarinenses, integrando os modais de transporte. A previsão é de que, em 2030, a ferrovia deverá transportar 5,7 milhões de toneladas nos trechos mais movimentados.
A intenção do Governo Federal é de que a Ferrovia da Integração e a Ferrovia Litorânea estejam em condições de licitação até o final deste ano, com previsão para início das obras em 2014.
Ferrovias - Atualmente, Santa Catarina conta com 980 quilômetros de ferrovias operados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e pela América Latina Logística (ALL). A ALL opera em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Sul de São Paulo e Argentina. O complexo ferroviário tem 15 mil quilômetros de extensão por onde passam 584 locomotivas e 17,5 mil vagões.
Já as linhas operadas pelas FTC têm 164 quilômetros de extensão, dez locomotivas e 443 vagões. A ferrovia interliga a região carbonífera de Santa Catarina ao Porto de Imbituba, passando por de Capivari de Baixo, onde se situa a usina termelétrica Jorge Lacerda. A malha também passa por Imbituba, Laguna, Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Içara, Criciúma, Siderópolis, Morro da Fumaça, Urussanga e Forquilhinha.
Fonte: Assessoria