Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 18:35

Herval d' Oeste

Rádio Líder recebe homenagem da Câmara pelos 39 anos

Publicado em 22/08/2017 ás14:00

Rodrigo Bonato e Mauro Valmorbida (diretor-presidente da Rede Catarinense e o diretor da Rádio)

Foto: Rodrigo Bonato e Mauro Valmorbida (diretor-presidente da Rede Catarinense e o diretor da Rádio)

A sessão do Legislativo hervalense desta segunda-feira (21) foi marcada por homenagens. De autoria do vereador Sérgio Moacir do Nascimento – Serginho- (PP), da Bancada do PP e com o apoio de todos os vereadores, foi concedida Moção de Aplauso ao historiador Marckson Kielek, que vem desenvolvendo um trabalho sobre a Ponte Emílio Baumgart. Marckson fez a apresentação de um vídeo com fotografias que mostraram desde o início até a finalização da obra, enquanto relatava os fatos que envolveram todo o processo. “Meu trabalho tem por finalidade fazer com que a história da Ponte Emílio Baumgarten não se perca no tempo e esta homenagem e um incentivo a mais”, agradeceu.

Ponte Emílio Baumgart

O trabalho do historiador objetiva fazer também que o nome de Herval d´Oeste seja lembrado, como o local onde foi construída a ponte que possuía o maior vão livre conhecido na época (68,50 metros) e foi construída por um método revolucionário devido a sua altura em relação ao rio e às suas repetidas cheias. A concretagem foi feita da margem para o centro em balanços sucessivos, sem auxílio de escoramento, fato inédito na história do concreto armado. As barras de aço, durante a construção em balanço, foram emendadas por meio de luvas rosqueadas. A ponte original, entretanto, ruiu durante a enchente de 1983. O comprimento total da ponte original era 145,50 metros.

O trabalho está sendo desenvolvido pelo historiador há cinco anos, buscando levantar o máximo de informações, fotos, documentos, e demais itens relacionados com a ponte. Ele também ministra palestras nas escolas da cidade e região de forma gratuita, discorrendo sobre a construção, quem construiu, qual foi o objetivo, quem foi o idealizador do projeto, quanto tempo durou a construção, e por que a ponte foi um marco da “Engenharia Mundial”. Marckson, publicou artigo na maior revista de segmento (concretos e construção), expondo sobre a ponte, tendo uma parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), do Rio de Janeiro, bem como participação na elaboração de alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), na qual o foco foi a ponte, inclusive de uma estudante de Engenharia da Itália.

“Esta ponte leva o nome de Herval d’ Oeste para o mundo e precisa ser lembrada. Nós como hervalenses nos sentíamos lisonjeados, pois este trabalho relata muito da nossa história e cultura”, destacou Serginho.

Homenagem a Rádio Líder pelos 39 anos de atuação

Também estiveram presentes na Casa para receber a Moção de Aplauso, de autoria do presidente do Legislativo hervalense Vanderlei Antunes da Silva- Vande- (PR), com apoio dos demais vereadores, o diretor presidente da Rede Catarinense de Rádios Rodrigo Lineu Bonato e Mauro Valmorbida, gerente da Rádio Líder de Herval d’ Oeste.

Rodrigo Bonato agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo, pelo reconhecimento ao trabalho prestado a este importante veículo de comunicação. “Queremos agradecer esta bela homenagem e também colocar a Rádio à disposição dos vereadores e também de toda comunidade hervalense”.

O presidente da Casa e propositor da homenagem, Vande, destacou o excelente trabalho desenvolvido pela Rádio Líder e seus profissionais. “A Rede Catarinense de Rádios acreditou no potencial de nossa cidade, investiu em Herval d’ Oeste e hoje podemos contar com este excelente veículo de comunicação, esta homenagem é mais do que merecida”.

Rádio Líder

A Rádio Líder realizou suas primeiras transmissões, em caráter experimental, no dia 07 de agosto de 1978. Foi reconhecida e oficializada através da Portaria de Outorga número 82.642, assinada em 14 de novembro de 1978, com publicação em 16 de novembro daquele ano, sendo identificada sob o prefixo ZYJ 798 e sintonizada sob a frequência de 1470 kHz.

No ano de 1988, a Rádio Líder foi adquirida pela Rede Barriga Verde de Comunicações, hoje Rede Catarinense de Rádios. Os estúdios estão localizados na Rua Santos Dumont, área central de Herval d’Oeste e contam com equipamentos com tecnologia de ponta, e profissionais qualificados. Com uma programação que contempla todos os segmentos da comunidade, a Rádio Líder abrange cerca de 20 municípios, para aproximadamente 250 mil pessoas.

A emissora funciona com programação ao vivo no horário de 05h da manhã até a meia noite, com entretenimento, prestação de serviços e jornalismo imparcial. Atualmente, passados 39 anos, a emissora continua evoluindo e com o espírito de renovação. A Rádio Líder também é uma das emissoras AM de Santa Catarina que passará pelo processo de migração de rádio do AM para FM

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou mutirões estaduais para agilizar o processo. Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a receber os representantes do ministério, em Florianópolis, para a assinatura dos termos aditivos ao contrato de adaptação de outorga de emissoras catarinenses, dentre as quais a Rádio Líder. Após o projeto de instalação ser aprovado pela Anatel, será iniciada a compra e instalação de equipamentos, e a emissora passará a transmitir a programação em FM, na frequência de 107.5.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X