Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 19:50

Joaçaba

Câmara presta homenagem à Comarca de Joaçaba pelos 100 anos

Publicado em 09/11/2017 ás08:45

Juízes receberam Moção de Aplauso

Foto: Juízes receberam Moção de Aplauso

Os vereadores prestaram uma homenagem à Comarca de Joaçaba na sessão da terça-feira, 07. Eles entregaram aos juízes que estão na titularidade da Comarca, Alexandre Dittrich Buhr – Juiz da 1ª Vara e Diretor do Foro, ao Juiz Fabricio Rossetti Gast – Juiz da 2ª Vara Cível e responsável pelo Juizado Especial e, ao Juiz Marcio Humberto Bragaglia, uma Moção de Aplauso pela passagem dos 100 aos de fundação da Comarca. O presidente Francisco Moreira Lopes – que foi quem propôs a homenagem, recordou de alguns fatos relativos a instalação da Comarca.

“No dia 25 de agosto de 1917 foi promulgada a Lei nº 1.147 que criou a Comarca de denominada de Cruzeiro, com sede provisória no povoado de Limeira. Na época foram criadas apenas 4 sedes de Comarca no Estado. Já a instalação oficial da nossa Comarca ocorreu no dia 10 de novembro de 1917. Este fato já evidenciava que o município - que mais tarde viria a se chamar Joaçaba - já se destacava em importância regional. Ao longo destes 100 anos, passaram pela Comarca de Joaçaba 196 magistrados”.

Em seu pronunciamento, o Juiz Alexandre Alexandre Dittrich Buhr disse que esta homenagem se estende a todos aqueles que passaram pela Comarca, sejam juízes ou servidores. “Nós, os três juízes e todos os servidores ativos temos o privilégio de sermos testemunhas e atores deste momento em que comemoramos o centenário da Comarca. Mas, neste momento, devemos trazer a memória todos os servidores do Judiciário que nos antecederam porque o aniversário de cem anos é de todos”. Fazendo referência a um texto bíblico lido no início da sessão, e ele disse que muitas vezes, o Poder Judiciário é o último recurso em muitas das questões que afligem o ser humano. “Então esta responsabilidade de termos os reclamos do cidadão às vezes como o último refúgio, nos motiva a continuarmos. Tenho certeza de que seguiremos agindo com independência, responsabilidade e amor à profissão. Agradecemos por esta Moção que será guardada com carinho em local de destaque no Fórum”.

O Juiz Marcio Humberto Bragaglia destacou que “em épocas em que a República observa os poderes se enfrentando de forma brutal e desrespeitosa,  a entrega desta Moção pela Câmara ao Judiciário demonstra a existência do bom relacionamento entre os poderes no município de Joaçaba. As boas relações que temos podem ser percebidas, neste sentido de harmonia, respeito e independência, pelo pequeno número de processos que temos envolvendo atos de improbidade administrativa em relação a governança dos demais poderes. Receber esta homenagem do Poder Legislativo é também um aval de que a comunidade de Joaçaba nos entende como úteis e importantes neste contexto e no serviço social que prestamos”.

Fabrício Rosseti Gasti lembrou que historicamente Joaçaba tem uma importância no cenário político e jurídico muito relevante e que é um orgulho estar nesta Comarca quando a mesma completa seu centenário. Falou da importância em planejar a Joaçaba do futuro. Sobre a evolução no Poder Judiciário, ressaltou que atualmente a maioria dos processos tramitam em mídia digital. “E quem sabe no Judiciário do futuro não precisaremos mais nem de um espaço físico para o Fórum, apenas de salas de audiência. Pois, já existe o tele trabalho e outras mudanças continuarão ocorrendo. Agradecemos por esta homenagem que para nós é de grande importância”, finalizou.    

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X