Região
Agentes de Saúde contam com netbook para registrar informações
Publicado em 27/05/2013 ás15:05
Elas
percorrem o município todo, estão na cidade e no interior. Faça chuva ou sol, é possível ver as Agentes Comunitárias de Saúde caminhando pelas ruas ou em visitas nas residências de Piratuba. O trabalho, que parece simples, é considerado muito importante pelos médicos, enfermeiras, demais profissionais da área e pela população.
São as agentes que mantêm o cadastro, com informações das famílias, atualizado. São elas que levam orientações para dentro das casas, são as responsáveis por repassar informações às equipes de saúde. As agentes são o elo entre as famílias e a Secretaria. “A visita delas se torna uma conversa boa, elas trazem todas as informações da saúde que nós precisamos, nos passam dicas, datas das campanhas e estão sempre prontas pra ajudar”, conta a aposentada Guilhermina Machado, de 63 anos. “São muito dedicadas e atenciosas, explicam tudo direitinho, a gente confia, dá pra falar tudo pra elas, é um atendimento nota dez”, garante.
Para atender a população elas recebem o material necessário, várias capacitações, cursos e a cada 15 dias se reúnem na Unidade Mista de Saúde para se munir de detalhes das programações, das campanhas de saúde e orientações a serem passadas nas casas.
Em Piratuba a tecnologia também é aliada da saúde e das agentes. A cada visita, os dados, solicitações e informações recolhidas nas casas, são registradas em um netbook. Tudo o que é inserido no equipamento, vai direto para o sistema da Secretaria. “A qualidade do atendimento na saúde tem sua parcela neste trabalho das agentes, são elas que nos trazem as principais informações lá da casa das famílias e isso agiliza e facilita muito nossas ações”, afirma o secretário de Saúde de Piratuba, Ladi Cowacicz. “Os piratubenses comentam conosco diariamente, relatando a satisfação com o serviço das nossas agentes, e é isso que queremos, atender bem e elas fazem a parte delas”, completa.
Fonte: Cristiano Mortari