Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 15/07/2024 | 02:36

Região

Trailers da Agricultura Familiar: projeto inédito em Campos Novos

Publicado em 06/03/2018 ás12:03

Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de agregar valor a renda dos pequenos produtores, movimentar a economia do município e aumentar a qualidade de vida dos camponovenses, facilitando o acesso aos alimentos orgânicos, foi apresentado o projeto “Trailers da Agricultura Familiar”, projeto piloto no país, idealizado e executado pela Prefeitura de Campos Novos, através da Secretaria de Agricultura.

O projeto contempla a realização de feiras itinerantes, através de sete trailers equipados com pias, bancadas, geladeiras, freezers e água potável, no valor de R$ 19.603,00 cada um. Os trailers foram adquiridos com recursos próprios do município, uma vez que por ser único no Brasil, não foi possível a capitalização de recursos federais. O lançamento acontece às 11 horas da manhã do próximo Sábado (10), na Praça Lauro Müller.

O prefeito Silvio Alexandre Zancanaro, comenta que o planejamento começou há um ano, e enalteceu o trabalho da Secretaria da Agricultura. Zancanro também explana sobre a regulamentação do projeto. “No ano passado começamos com o cadastramento e a regularização dos agricultores. Já fizemos um decreto que irá regulamentar o funcionamento dos trailers. Importante ressaltar que há um valor simbólico que cada produtor irá pagar por dia utilizado da feira (R$ 17,00), que será revertido para o fundo da Secretaria de Agricultura para a ampliação do projeto e manutenções”, explicou.

O secretário de agricultura, João Batista Ramos de Almeida, explica que a ideia surgiu a partir da dificuldade que esses produtores tinham para comercializar os produtos. “Pensamos em fazer uma feira e percebemos a necessidade de um lugar que pudesse chamar a atenção da comunidade, pois percebemos que tínhamos que ser a ponte entre os produtores e a população, para ajudar a manter a agricultura familiar no campo. São 6 trailers para a comercialização de hortifruti e um trailer funcionará como cozinha, para a venda de comidas de feira”, destacou

Os produtores passarão por treinamentos de atendimento ao público e estão satisfeitos com o projeto. “Só temos a ganhar com isso, estamos felizes, pois não teremos mais percas, poderemos apresentar à comunidade o nosso produto e comercializar. Nós ganhamos, pois aumentará a renda e a população também ganha, pois terão a garantia de um produto saudável e sem agrotóxicos”, comentou a agricultora Madalena de Fatima Cruz da Silva.

Para o vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, os trailers vêm para consolidar a agricultura familiar, dando oportunidade e incentivando os jovens que estão no campo. “Só o título de ‘Celeiro Catarinense’ não nos basta, precisamos mostrar as nossas potencialidades, e principalmente fortalecer o pequeno proprietário, pois enquanto gestores é o nosso dever apresentar alternativas para o crescimento dos nossos produtores”, disse.

Fonte: Débora Tibes/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X