Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 14:40

Joaçaba

Diagnóstico Socioambiental de Joaçaba ainda não está pronto

Publicado em 09/05/2018 ás16:00

Secretário de Planejamento, João Sampaio

Foto: Secretário de Planejamento, João Sampaio

Atendendo a um convite feito pelo presidente do Poder Legislativo, Almir  Pastori, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Joaçaba, João Toledo Sampaio, esteve na tribuna da Câmara em sessão desta terça-feira (8). O secretário foi convidado com o principal propósito de esclarecer dúvidas dos vereadores em relação ao andamento de duas das principais ações coordenadas pela pasta, o Diagnóstico Socioambiental e a revisão do Plano Diretor.

Diagnóstico: sobre o Diagnóstico Socioambiental, o secretário informou que a empresa Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades foi contrata em junho de 2016 para realizar as análises, que a mesma atrasou a entrega do estudo e, muitas das partes já entregues não foram aceitas pela comissão técnica devido a existência de inconsistências. Porém, agora todo o material já foi entregue pela empresa mas, a comissão técnica ainda está em processo de análise. O Diagnóstico trará, por exemplo, dados como caracterização físico-ambiental, social, cultural e econômica do município; avaliação do sistema de infraestrutura urbana e saneamento básico e áreas de proteção de mananciais; ocupação consolidada existente, identificação das áreas de risco, áreas que devem ser preservadas e avaliação de riscos ambientais.

“Trata-se de um amplo estudo mas que deve retratar unicamente a nossa realidade. E justamente por este motivo parte da documentação que já havia sido entregue não foi aceita. Parabenizo aqui todos os profissionais que fazem parte das comissões pelo empenho e dedicação em revisar todo este trabalho que está chegando a sua fase final”, disse Sampaio.

Plano Diretor: quanto ao Plano Diretor, o secretário afirmou que a conclusão do Diagnóstico é importante para auxiliar na revisão do Plano Diretor. Que uma outra empresa também já foi contratada para realizar este estudo e que as audiências públicas – através das quais a sociedade participará do processo – devem iniciar até o final do mês de maio ou em junho.  “A revisão do Plano Diretor deverá assumir uma dimensão não apenas da cidade de Joaçaba, mas também regional, estipulando soluções conjuntas para dilemas atuais de infraestrutura, mobilidade urbana, sustentabilidade e compatibilidade entre o meio ambiente e a urbanização. A Revisão do Plano Diretor é de suma importância, pois, irá reger a cidade de Joaçaba pelos próximos 10 anos”, afirmou o secretário.  

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X