Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 07:01

Joaçaba

Joaçaba mostra sua força

Publicado em 18/06/2013 ás21:00

Joaçabenses saíram às ruas por um Brasil melhor

Foto: Joaçabenses saíram às ruas por um Brasil melhor

Joaçaba que é conhecida por reunir grande número de público em eventos tradicionais como o Carnaval e a Romaria Frei Bruno, literalmente parou nesta terça-feira (18) para assistir o que só era possível ver na televisão até então. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas participaram do protesto pacífico que durou aproximadamente uma hora e meia.

A concentração iniciou na Praça Adolfo Konder por volta das 17h30 quando o movimento ainda era tímido, mas aos poucos foi ganhando força com novos adeptos que não paravam de chegar. Pessoas de todas as idades, na maioria jovens, erguiam cartazes com as mais diversas reivindicações, como: mais saúde e educação, cadê a UDESC, Brasil mostra a tua cara, abaixo a PEC 37, Reforma Política, melhores salários para os professores, Joaçaba a cidade do Não Pode, Não muda na urna, Muda na Rua, etc.

A marcha iniciou às 18h de fronte a Prefeitura, seguiu escoltada por batedores da Polícia Militar pela Rua Francisco Lindner, entrou na Avenida Barão do Rio Branco e depois na Getúlio Vargas com destino a Unoesc. Durante todo o percurso os manifestantes entoavam palavras de ordem: “O povo unido, jamais será vencido”, “Vem pra Rua”, “Você aí parado também é explorado”, “Eu sou brasileiro com muito orgulho”, “O povo acordou, o povo decidiu, ou para a roubalheira ou paramos o Brasil”, Que país é esse” e “PEC 37 não, eu quero ver a cara do ladrão”. Ao final da marcha, Felipe Matos, um dos organizadores do manifesto estava eufórico. “Há uma semana ninguém apostava ou imaginava que 2 mil pessoas  estivessem se manifestando em uma cidade do interior do estado. É através do apoio de todos que poderemos mudar o país” desabafou.

A emoção tomou conta dos jovens que participaram do evento e que enxergam no movimento um vento de mudança. “É muito emocionante ver como o Brasil pode melhorar. Unidos somos mais forte”, disse Pietra Soares de 18 anos. “Espero que o povo acorde e que o Brasil vá para frente de uma vez”, resumiu o sentimento Cíntia Dick, 17 anos. “É um momento sublime que mostra para a região e para o Brasil que também podemos fazer”, disse Lucas Eduardo Rodrigues, 19 anos. “A revolução começa com cada um, todos ajudando teremos um Brasil melhor” ressaltou Gabriel Carvalho de 16 anos.

A Polícia Militar se organizou com efetivo de apoio e reforço do PPT. Fizeram parte da operação 32 homens. “Temos que parabenizar os jovens pela organização. Pediram o apoio e comunicaram com antecedência o itinerário, assim a Polícia pode ser organizar para garantir a ordem e a tranquilidade pública”, elogiou major Jorge Luiz Haack, comandante da 1ª Cia da PM acrescentando que a orientação do comando geral era para evitar confronto.

Os manifestos iniciaram nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro na semana passada devido ao reajuste de R$ 0,20 no preço das passagens de ônibus. Agora o movimento ganha o país e a cada dia novos movimentos surgem em apoio e também querendo um Brasil melhor.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X