Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 18:11

Joaçaba

Reitor da Unoesc alerta vereadores sobre baixo crescimento dos municípios

Publicado em 20/06/2013 ás17:30

Reitor da Unoesc Aristides Cimadon falando aos vereadores

Foto: Reitor da Unoesc Aristides Cimadon falando aos vereadores

– Só a educação tira as pessoas da situação de miserabilidade e as coloca numa situação de crescimento profissional.

A afirmação é do Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, durante sua participação no espaço Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Joaçaba, a convite da própria casa conforme sugestão dos vereadores Divair Terezinha de Marco e Jucelino Ferraz.

Ele aproveitou a oportunidade para presentear os vereadores com exemplares do livro “Análise demográfica, educacional e socioeconômica nas Secretarias de Desenvolvimento Regional do Oeste Catarinense: Período 2000 a 2010”. A obra – de autoria do próprio Reitor e dos professores Dr. Augusto Fischer, Dr. Luiz Carlos Lückman e Me. Alciomar Antônio Marin – traçou o perfil da região formada por 126 municípios localizados desde a fronteira com a Argentina até o meio-Oeste e a Serra Catarinense, mostrando o baixo crescimento socioeconômico dessa grande região em comparação com outras regiões do Estado.

– A nossa região tem crescido pouco e apresenta grandes dificuldades, com perspectivas de futuro que nos assustam – afirmou o Reitor, ao comentar que apenas quatro dos municípios apresentaram índices significativos de crescimento, enquanto outros, como Joaçaba, tiveram um crescimento pouco expressivo e muitos, ainda, decresceram.

Informações sobre a Unoesc

Durante sua participação na Tribuna Popular, o Reitor prestou informações a respeito da estrutura da Unoesc, do número de cursos, de alunos, de professores e de funcionários; do número de bolsas de estudo concedidas aos alunos por meio de programas federais e estaduais, dos serviços prestados gratuitamente à comunidade e dos desafios que a instituição enfrenta atualmente.

Entre os dados que foram evidenciados pelo Reitor estão a estrutura física da Universidade, que possui 429 laboratórios e uma área construída total de 155,8 mil metros quadrados; o número de professores (851) e de colaboradores (662) que a Universidade apresentava em 2012; o número de alunos, que nesse mesmo ano ultrapassava 21 mil considerando-se todos os cursos de graduação, especialização e mestrado e também as escolas de educação básica que fazem parte da estrutura da Funoesc em Videira e Xanxerê.

O Reitor também destacou o número de estudantes que têm algum tipo de bolsa de estudo, financiamento ou benefício no formato de desconto na mensalidade oferecido por meio de programas federais e estaduais dos quais a Unoesc participa ou através de programas da própria Instituição. Segundo ele, esse número chegou a 8.659 em 2012, o que representava 40,8% do total de alunos matriculados nesse ano.

Outro dado mencionado pelo Reitor foi o número de atendimentos e serviços prestados à comunidade. Segundo ele, somente em 2012 os atendimentos prestados através dos cursos da área da saúde beneficiaram 63.449 pessoas. Só no Ambulatório Universitário, no centro de Joaçaba, o número de pacientes atendidos foi de 7.697, enquanto nas clínicas de Odontologia, também localizadas noCampus de Joaçaba, estudantes e professores atenderam a 7.038 pessoas.

Cimadon ainda falou a respeito dos convênios de cooperação e modalidade acadêmica mantidos pela Unoesc com universidades de vários países e respondeu a perguntas feitas pelos vereadores, sobre a situação do Stricto Sensu, sobre projetos de pesquisa da área ambiental desenvolvidos na Universidade, sobre a cobrança por parte da Receita Federal de valores relativos ao Imposto de Renda Retido na Fonte que durante vários anos foram pagos ao município e não à União, sobre o Projeto de Lei das Comunitárias, entre outros assuntos.

– Foi importante a vinda do professor Cimadon a esta casa, para que nós vereadores conheçamos melhor a Unoesc – destacou a vereadora Divair Terezinha de Marco, do PP, que junto com o vereador Jucelino Ferraz, também do PP, foi a responsável pelo convite feito ao Reitor.

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X