Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/06/2024 | 06:54

Joaçaba

Vigilância Sanitária apresenta números do programa de castração de animais

Publicado em 21/06/2013 ás14:23

Vereadores Vilmar Zilio e Chico Lopes em reunião com a Vigilância Sanitária

Foto: Vereadores Vilmar Zilio e Chico Lopes em reunião com a Vigilância Sanitária

O vereador Chico Lopes (PSD) reuniu, na tarde desta quinta-feira (20), representantes da Vigilância Sanitária, o Médico Veterinário da prefeitura Leonardo Pohl e a voluntária Maria Cristina França para avaliar os resultados do programa de castração de animais e projetar novas ações que possam resultar na redução de animais de rua. O vereador Vilmar Zílio também participou da reunião.

Leila Pauli e Revelino Sartori, da Vigilância Sanitária, apresentaram os dados do programa de castração cirúrgica implantado pela prefeitura em 2011. No primeiro ano (2011), foram castrados 125 animais (87 cães e 38 gatos), em 2012 foram feitos 235 atendimentos (108 cães e 127 gatos) e, em 2013, até o momento 119 animais foram castrados (84 cães e 35 gatos). “Isso deverá surtir efeito ao longo dos anos, ou seja, a população de animais de rua deverá começar diminuir gradativamente”, disse Revelino.

De acordo com Leila, coordenadora da Vigilância Sanitária, o programa de castração prioriza atendimento a animais de rua, animais em poder da ONG dos animais e animais que pertencem a famílias carentes. Os interessados fazem um cadastro junto à vigilância e uma assistente social faz uma visita para comprovar a necessidade do atendimento, só então o animal é encaminhado para a clínica credenciada.

O vereador Chico Lopes defende a ideia de implantar um centro de zoonoses (canil) para retirar os animais da rua e oferecer um tratamento adequado. Porém, o grupo definiu como ação prioritária no momento fazer um levantamento do número de animais existentes no município, seja eles de rua ou não. “Sugerimos que estes dados sejam levantados pelas agentes de saúde, que visitam todas as residências. Estaremos apresentando esta proposta ao Secretário de Saúde Marcos Weiss para saber da viabilidade de realizarmos esta pesquisa”, afirmou o vereador Chico.

Segundo Chico, com estes dados será possível projetar ações futuras como a implantação de um centro de zoonoses ou o aumento de recursos para o programa de castração a partir do próximo ano.

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X