Região
10 anos de Rota da Amizade
Publicado em 13/12/2012 ás15:44
Foto: Fotos: Jeff Severino
Acon
teceu na terça-feira, 11, no novo Centro de Eventos de Fraiburgo a comemoração dos 10 anos de atuação da Rota da Amizade. Uma década da iniciativa que integrou municípios e setores em um só objetivo, fazendo com que o turismo se transformasse em um dos principais atrativos da região.
No começo, algumas cidades da região tinham a intenção de construir um roteiro regional integrado. Fraiburgo, Treze Tílias e Piratuba deram início ao processo. Depois, Joaçaba e Videira se juntaram a iniciativa.
Nesse tempo, a Rota da Amizade, no Vale do Contestado, também trabalhou tecnicamente para se tornar referência no setor. Construiu um projeto arrojado – APL de Turismo, por meio de parceria público-privada, com metodologia do Sebrae, qualificou parceiros e desenvolveu iniciativas nas escolas para ensinar aos alunos o que de fato é o turismo e onde poderiam se encaixar neste processo.
A criação da Rota da Amizade foi decisiva para o desenvolvimento regional do turismo, trazendo para a região recursos de outras regiões do país e de países vizinhos. Hoje, a região destaca-se na hotelaria estadual por ter estrutura compatível. Piratuba é a 10ª hotelaria do Estado em número de leitos hoteleiros. A região comporta cinco mil turistas em sua hotelaria.
“No início em 2002, eram menos de 500 mil turistas que visitavam a região. Hoje, bem estruturada e capacitada, recebe quase 800 mil turistas, representando 8% de todos os turistas que visitam Santa Catarina”, ressaltou o presidente da Rota Wilson Luiz de Macedo em seu discurso.
No evento foram homenageados os prefeitos dos municípios que fazem parte do roteiro: Nelmar Pinz (Fraiburgo), Wilmar Carelli (Videira), Rafael Laske (Joaçaba), Romeu Rabuski (Treze Tílias), Adélio Spanholi (Piratuba). Os prefeitos Carelli e Laske, não puderam estar presentes. Também foram homenageados Luiz Henrique da Silveira, que devido sua viagem com a Presidente Dilma não pode estar presente, mas em breve virá à Região; Valdir Walendowsky - Presidente da
SANTUR e Ricardo Ziemath - membro do Conselho da Federação Catarinense de Conventions & Visitors Bureau; Sueli Bernardi - Sebrae Meio Oeste.
Nestes 10 anos, foram investidos R$ 2,1 milhões, principalmente em qualificação, e mais R$ 10,2 milhões em infraestrutura.