Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 07:16

Luzerna

Luzerna vai usar análise das impressões digitais para buscar talentos esportivos

Publicado em 24/06/2013 ás15:25

Professor Doutor Rudy José Nodari Júnior explicando método

Foto: Professor Doutor Rudy José Nodari Júnior explicando método

Ser referência no desenvolvimento esportivo e na qualidade de vida da população é o desejo de muitas cidades brasileiras. O grande desafio é encontrar uma maneira viável para executar o projeto. O exemplo positivo vem de Luzerna, que aplicará a dermatoglifia, o estudo das impressões digitais, e outros testes de aptidão física em crianças e adolescentes, para construir políticas públicas na área do esporte e saúde. O município aproveitará a tecnologia inovadora que foi desenvolvida na região para também encontrar talentos esportivos.

A dermatoglifia é um método científico que estuda a impressão digital como marca genética, o que torna possível identificar nas pessoas potencialidades físicas como força, velocidade, coordenação motora e resistência, com 95% de precisão. O Projeto Orientação de Talentos Esportivos e Promoção da Saúde, que será desenvolvido em Luzerna já a partir deste mês, analisará por meio da dermatoglifia e de testes específicos as aptidões de todas as crianças e adolescentes do município, com idade entre 6 e 17 anos.

O estudo será realizado pela empresa de inovação tecnológica SALUS Dermatoglifia, que assinou contrato com a prefeitura no mês passado. Criada pelo Professor Doutor Rudy José Nodari Júnior e pelo empresário Alexandre Heberle há 4 anos e instalada na Incubadora Tecnológica de Luzerna, a Salus irá realizar suas avaliações nas escolas do município, com a participação de aproximadamente 1000 estudantes.

De acordo com o Professor Doutor Rudy, a ideia é oferecer à administração pública informações consistentes para amparar programas municipais que visam, sobretudo, incentivar a prática esportiva e aumentar as opções de modalidades desenvolvidas no município, uma vez que as potencialidades necessitam de ambientes favoráveis e treinamento para se desenvolver.  “Com base nos resultados podemos sugerir a modalidade, preparação física e exercícios de acordo com o potencial de cada um, o que aumenta o nível de satisfação para quem quer praticar algum tipo de esporte”, explica Rudy José Nodari Júnior.

Na última segunda-feira (17), uma reunião no Centro de Múltiplo Uso de Luzerna apresentou o Projeto aos pais, responsáveis, profissionais de Educação Física e autoridades públicas do município. O encontro destacou ainda a importância do projeto para a área da saúde, isso porque a proposta inclui a avaliação dos padrões de crescimento corporal e estado de saúde, como a presença de obesidade e sedentarismo nas crianças e adolescente luzernenses.

Para o prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, o investimento no estudo que envolve tecnologia inovadora e ainda alia educação, saúde e esporte certamente irá oferecer subsídios para elevar o município à condição de referência no esporte. “O esporte é capaz de transformar a vida das pessoas. Por isso, queremos oferecer mais opções, diversificando as modalidades que oferecemos e qualificando a formação cidadã das nossas crianças”, completa.
 

Fonte: Divulgação/Salus Dermatoglifia

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X