Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 07/12/2021 | 12:17

Joaçaba

Dona de casa encontra teias de aranha e insetos dentro de pacote para massa de lasanha

Publicado em 27 de Junho de 2013 às15h55

Giuliano Pedroso

Foto: Giuliano Pedroso

“Foi um susto. Ia preparar a lasanha para o almoço da minha família, quando abri a embalagem, a massa parecia estar mofada, havia várias teias de aranha e dois pequenos insetos”, reclama a dona de casa que preferiu não ser identificada. O produto que é uma massa para lasanha, de 200 gramas, com fabricação chilena e distribuído por uma empresa de São Lourenço do Oeste, no oeste de Santa Catarina, está dentro do prazo de validade, o vencimento da embalagem registra 10/02/2014, mas não tem o lote de fabricação.

A dona de casa alega que comprou a massa em um supermercado de Joaçaba, mas preferiu não dizer qual estabelecimento, pois não tem mais a nota fiscal da compra. “A massa estava armazenada na nossa dispensa há cerca de duas semanas. O local é fresco, bem ventilado e não tem insetos, já que moramos em um apartamento praticamente novo”, comenta. O esposo da dona de casa entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da distribuidora, ele foi informado que a embalagem, juntamente com a massa, será recolhida e terá o reembolso. “Ligue no SAC e fui bem atendido. Eles me disseram que vão recolher a massa e depois devo ser comunicado do que pode ter acontecido. Como esses bichos entraram na embalagem”, explica.

De acordo com a dona de casa, o que mais chamou a atenção foi que além das teias, foi à massa tem um aspecto de um produto mofo. “Não tivemos coragem de consumir a massa, e nosso almoço demorou um pouco mais, já que tivemos que sair do apartamento para comprar um novo produto”, comenta.

Denúncia de contaminação foi encaminhada a Vigilância Sanitária

O esposo da dona de casa levou o produto na tarde de quarta-feira (26) para a as fiscais da vigilância. Lá foi informado que como a embalagem foi violada (aberta), não há como encaminhar o caso para analise laboratorial que poderia identificar qual tipo de contaminação, qual aranha e inseto que estão dentro do pacote. “Para fazer a analise é preciso que a embalagem esteja intacta, como já foi aberta não tem como fazer essa identificação de contaminação. Mas a empresa pode ser penalizada por estar vendendo um produto sem a impressão do lote de fabricação”, explica Leila Pauli, que é bióloga, fiscal sanitarista da Vigilância Sanitária. Leila destacou que é importante o consumidor reclamar, procurar a vigilância quando esse tipo de problema acontece. “Vamos encaminhar em forma de oficio a denuncia para a vigilância de São Lourenço do Oeste, que é de onde o produto foi distribuído, colocando a situação que ocorreu. Neste caso a vigilância daquele município pode fazer uma vistoria na distribuidora”, enfatiza Leila. A fiscal informa que é bom o consumidor ficar atento no momento da compra e sempre guardar a nota fiscal de compra, que é uma prova da origem do produto. “Se você já consegue ver se tem algum problema como neste caso, mofo e até insetos, deve-se manter o produto fechado que já é uma prova que o produto veio com irregularidade e vai direto para o laboratório, diz.    

O que disse a empresa   

A dona de casa trouxe o produto até a redação do Jornal Diário do Vale que confirmou a presença das teias e insetos. Nossa equipe entrou em contato com a empresa, que através do Serviço de Atendimento ao Consumidor comunicou que estava ciente do problema e já havia orientado o consumidor. Fomos informados que o produto será recolhido pelos Correios em um prazo de até 48 horas, sem custo para o consumidor, e ele ainda terá o reembolso da massa. Depois será feio uma analise da denúncia através do setor de qualidade da empresa e no prazo de 30 dias, após uma avaliação a empresa dará um retorno para a dona de casa. Sobre a falta do numero do lote, a empresa explicou que pode ter havido um problema na impressão do lote na embalagem e isso também será analisado.  

Fonte: Giuliano Pedroso/Diário do Vale

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Preço Popular

Av. XV de Novembro, 468 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1690

Farmácia Preço Popular
X