Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 05:21

Geral

Vereador de Joaçaba participa de Fórum Estadual de Cultura

Publicado em 28/06/2013 ás11:19

Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Nos dias 24 e 25 de junho, o vereador Éber Bundchen, que também faz parte do Conselho Nacional de Política Cultural do Governo Federal (CNPC), esteve representando a Câmara Municipal na cidade de Florianópolis no Fórum Estadual de Cultura. Com a presença de Américo Córdula, Secretário Nacional Substituto para Políticas Culturais do Ministério da Cultura, foi debatido o art. 215,§ 3º da Constituição Federal, bem como sobre a Lei 12.343 de Dezembro de 2010, que trata do Plano Nacional de Cultura.

Segundo Éber, o objetivo principal do Fórum foi criar o Plano Estadual de Cultura, com sugestões para o Governo do Estado e para a Assembleia Legislativa, que deverão editar as leis que se referem à cultura em Santa Catarina.  Na ocasião também foi tratado sobre os eixos setoriais e a criação de fóruns, a exemplo do Conselho Nacional de Políticas Culturais de Brasília.

Durante o Fórum foi lançado o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura que premiará com mais de R$ 7 milhões projetos culturais em todo Estado, cujas inscrições vão até dia 09 de julho próximo. Apresentado também o Prêmio Catarinense de Cinema, sendo que as inscrições vão até o dia 26 de agosto.

Além disto, foram tratadas as diretrizes sobre a eleição do Conselho Estadual de Cultura, diretrizes culturais para os municípios, e a atenção que se deve ter para conseguir seus projetos aprovados, necessitando de uma legislação local adequada, bem como a existência e funcionamento do Conselho Municipal de Cultura.

O vereador avalia a participação como “uma experiência construtiva”. As ideias serão agora avaliadas com a Câmara, com o setor de cultura e o Executivo Municipal que esteve representado pelo Diretor de Cultura Angelo Sganzerla.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X