Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 05/12/2022 | 09:03

Joaçaba

Oposição critica número elevado de servidores na Prefeitura

Publicado em 04 de Julho de 2013 às14h07

Prefeitura de Munucipal de Joaçaba

Foto: Prefeitura de Munucipal de Joaçaba

Os vereadores da bancada do PP na Câmara de Vereadores de Joaçaba, Divair De Marco e Jucelino Ferraz e o vereador Almir Pastori (PSDB) consideraram alto demais o número de servidores do município. Eles receberam na última semana a resposta de um Pedido de Informação que solicitou nome, número de servidores e local de atuação dos servidores públicos municipais. A relação que inclui estagiários e comissionados  aponta o número de 861 servidores. Considerando o número de habitantes apontados pelo IBGE no Censo de 2010 (27.020), o município possui um (1) servidor público para cada grupo de 31 habitantes.  

O vereador Ferraz faz um comparativo com o município de Videira onde o número de habitantes, segundo o IBGE, é de 47.188 e o número de servidores públicos do Poder Executivo, de acordo com o Portal da Transparência, é de 926. “Neste caso, a média de servidor por habitante é de 50.95, ou seja, 1 servidor para 51 habitantes. “Nem precisamos de comparativo para evidenciar que em Joaçaba existem muitos servidores pois, basta entrar na prefeitura e ver o elevado número de pessoas existentes em cada sala”, frisou Ferraz.

O vereador Pastori disse que isso reflete a tradicional prática de retribuição de favores políticos. Ressaltou ainda que se o Executivo, mesmo com este total de funcionários está abaixo do índice previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal ( Lei 101/2000) poderia então valorizar os efetivos já existentes com melhores salários ao invés de realizar novos concursos e contratar muitos comissionados.  

Já a vereadora Divair disse que é notório que o município dispõe de poucos recursos para investimentos e, por isso, é preciso rever a forma de gestão, readequar situações, entre elas o funcionalismo. “O poder público deve funcionar como uma empresa, conter gastos e aumentar o lucro, neste caso aumentar investimentos naquilo que é realmente necessário para a população”.  

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X Alesc