Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 07:12

Educação

Seminário vai discutir os desafios da educação frente às tecnologias da informação

Publicado em 04/07/2013 ás18:00

Reunião na Unoesc Joaçaba

Foto: Reunião na Unoesc Joaçaba

A Unoesc Joaçaba sediará neste mês o XIX Qualieduc – Seminário de Trabalhadores sobre Qualidade na Educação. O evento, que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de julho no Auditório Afonso Dresch, reunirá professores e trabalhadores de instituições de ensino de todos os níveis de educação, públicas e privadas, para discutir os desafios da educação frente às tecnologias da informação.

O objetivo das exposições e discussões que correrão nos três dias de evento são dimensionar a influência das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem, situar a posição do mercado de trabalho docente diante das modalidades alternativas de ensino e comparar os resultados práticos do ensino nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

O seminário é promovido pela Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina (Feteesc) – que congrega nove sindicatos de trabalhadores em educação –, com realização do Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores (IPET) e apoio da União Geral dos Trabalhadores de SC (UGT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEET).

 

Programação

 A programação de exposições e discussões iniciará na noite de quinta-feira, dia 18, e se prolongará durante o dia de sexta-feira e a manhã de sábado.

Na noite de abertura, haverá uma exposição sobre educação presencial e a distância. Na sexta-feira, as explanações abordarão duas indagações: sobre a possibilidade de a produção linear do saber e sua disseminação colocarem em xeque o papel da escola tradicional e sobre a possibilidade da apropriação das tecnologias educacionais por investidores privados levar a uma comercialização do ensino.

No final da tarde de sexta-feira, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho que, na manhã de sábado, discutirão separadamente quatro temas: o mercado de trabalho do profissional de educação diante das novas tecnologias de ensino; avaliação e certificação dos alunos nas duas modalidades; espaço do pessoal administrativo no ensino a distância; modalidade a distância no ensino e na educação.

As conclusões de cada grupo serão compartilhadas ao final da manhã, quando também será elaborada a carta de Joaçaba.

 

Como participar

Para participar, os profissionais devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Feteesc (www.feteesc.org.br) e enviá-la para o e-mail feteesc@feteesc.org.br . Também é possível fazer a inscrição junto ao sindicado a que o profissional interessado em participar é vinculado.

Todos os participantes receberão certificado de participação emitido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores.

 

Visita

A realização do XIX Qualieduc foi discutida nesta terça-feira (02), durante uma reunião na Unoesc. Estiveram na Universidade o secretário geral da Feteesc, Moacir Pedro Rubini, o secretário dos aposentados na UGT, Noeli Rodrigues de Souza, e o assessor de comunicação da Feteesc e da UGT, Paulo César Amante. Quem os recebeu foi o procurador jurídico da Funoesc, Osmar De Marco, e a advogada Elisandra Cimadon.

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X