Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 01/06/2023 | 09:15

Joaçaba

Espetáculo “O Contestado” é reconhecido pelo espírito coletivo em festival internacional

Publicado em 18 de Julho de 2013 às08h30

Jaime Batista da Silva

Foto: Jaime Batista da Silva

O espetáculo teatral “O Contestado”, interpretado pelo Grupo Toca de Teatro Universitário da Unoesc, recebeu uma menção honrosa inédita no 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), realizado entre os dias 4 e 11 de julho. A menção reconheceu o espírito coletivo do grupo.

De acordo com o diretor da peça e coordenador do Toca de Teatro Universitário da Unoesc, Jorge Zamoner, a menção foi um reconhecimento pela integração e pela manutenção e persistência de um grupo tão grande e heterogênio, que reúne mais de 40 pessoas e desde 2007 interpreta “O Contestado”, peça escrita na década de 1970 pelo historiador e dramaturgo Romário José Borelli.

– Consideraram raro um grupo que se mantém por tanto tempo com tantas pessoas – comenta Jorge.

Participação no festival

O espetáculo “O Contestado” teve duas apresentações durante a programação do festival. A primeira foi a apresentação oficial, na Mostra Nacional do festival, que incluía apenas seis espetáculos. A segunda aconteceu na cidade de Gaspar e integrou a mostra Teatro sobre Rodas, iniciativa que faz parte da programação do evento, levando algumas das peças participantes a diferentes espaços de Blumenau e de cidades próximas.

Além das apresentações, integrantes do grupo Toca participaram ou assistiram a oficinas, discussões de temas ligados ao teatro e apresentações de pesquisas, além de momentos de avaliação de montagens apresentadas.

– A participação no festival nos proporcionou ter contato com a vanguarda do teatro universitário brasileiro e ver o que vem sendo trabalhado na América Latina – diz Jorge, que também é coordenador do Curso de Teatro da Unoesc Joaçaba.

Elite do teatro universitário

Ao todo, 76 espetáculos foram inscritos para as mostras nacional e internacional do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e apenas 10 foram selecionados: seis para a mostra nacional e quatro para a Ibero-americana. As outras cinco montagens que integraram a Mostra Nacional, ao lado da peça interpretada pelo Toca de Teatro Universitário da Unoesc, eram de grupos daUniversidade de Sorocaba (SP), da Universidade de Brasília, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal da Bahia.

Antes do início do evento, o diretor da peça enfatizou o quão importante era para o grupo a participação nesse evento, que é uma referência internacional para o teatro universitário.

– Isso coloca a Unoesc e Joaçaba na elite do teatro universitário brasileiro. Demonstra que, mesmo estando no interior, desenvolvemos um trabalho digno de ser respeitado no país e até no exterior – afirmou.

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X