Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 04:30

Herval d' Oeste

“Seu Italiano”, a peça principal do relógio da Igreja de Herval

Publicado em 17/05/2019 ás16:00

Quase três décadas cuidando do relógio

Foto: Quase três décadas cuidando do relógio

Já são quase três décadas que Reunildo Antônio Darold, popularmente conhecido como “Seu Italiano”, dedica-se ao cuidado com o relógio da Igreja Matriz de Herval d’Oeste. “Faço isso por amor com muito zelo, cuidado e carinho”, afirmou Seu Italiano, ao resumir sua dedicação com o equipamento que informa a população hervalense de hora em hora.

Instalado no ano de 1962, ou seja, com 57 anos de utilização, o relógio foi fabricado pela Indústria e Comércio de Relógios Públicos Schwertner, localizada no município de Estrela/RS. Foi o relógio 116 produzido pela empresa que deixou de existir na década de 80.

Por ser um equipamento mecânico, produzido praticamente de forma manual, o relógio recebe manutenção frequente de Seu Italiano, que já desmontou, montou e remodelou o equipamento por diversas vezes. “As peças não se encontram em lojas, precisam ser produzidas. Por isso, o cuidado precisa ser frequente para que o relógio mantenha-se sempre na hora certa”, explicou.

Além do controle das horas, o relógio também tem a função de controlar as batidas dos sinos da Igreja Matriz, que ecoam seus toques a cada quinze minutos. “Na dinâmica pela qual ele foi produzido, o relógio faz dois sinos baterem a cada quarto de hora, ou seja, a cada quinze minuto. Quando completa uma hora, os sinos batem quatro vezes e disparam outro sino que badala exatamente a quantidade de vezes correspondente ao número de horas”, explicou.

Instalado na torre direita da Igreja Matriz, o equipamento regula os seis relógios instalados nas duas torres da Igreja. “É uma grande felicidade poder ajudar a Igreja e a comunidade com o cuidado deste bem tão precioso, que têm a missão de orientar e informar a nossa comunidade”, finalizou Seu Italiano.

Paróquia Senhor Bom Jesus - Há 70 anos a serviço da vida e da esperança!

Fonte: Angelo Junior Radavelli/Pascom

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X