Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 08:21

Joaçaba

Lideranças discutem retomada de voos e situação do aeroporto em Joaçaba

Publicado em 24/07/2013 ás21:40

Lideranças vão propor itinerário Joaçaba-Curitiba-Florianópolis-Joaçaba

Foto: Lideranças vão propor itinerário Joaçaba-Curitiba-Florianópolis-Joaçaba

Representantes da Prefeitura de Joaçaba, da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc), da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc) e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) participaram, na tarde desta quarta-feira (24), na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, de uma reunião convocada pelo secretário Ricardo Grando. Em pauta, o Aeroporto Santa Terezinha.

O objetivo foi fazer uma análise da situação atual, levantar as necessidades e discutir alternativas para a retomada dos voos regulares, que deixaram de ser realizados no final do mês de junho. A empresa área que operava no município informou que o número reduzido de passageiros foi um dos motivos que ocasionaram a suspensão das linhas. Outra dificuldade é o fato de o aeroporto não operar com instrumentos.

Na reunião, ficou definido que será proposto à empresa o itinerário Joaçaba-Curitiba-Florianópolis-Joaçaba, que contempla, principalmente, o setor empresarial, o poder público e a universidade. “Precisamos de um transporte aéreo que seja feito com regularidade e com um custo de passagem acessível aos usuários”, diz Grando, acrescentando que diante da proposta comercial da empresa, a Unoesc vai realizar uma análise de mercado para verificar a demanda da região.

A prefeitura informou que existe um projeto para a implantação do sistema de GPS, instrumento que permite maior operacionalidade do aeroporto. Ele precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os recursos podem ser viabilizados por meio do Programa de Investimentos em Logística – Aeroportos, lançado no final de 2012 pelo Governo Federal e que prevê investimentos em 13 aeroportos de Santa Catarina, entre eles o de Joaçaba.

“Vamos aguardar o prazo de 10 dias para uma manifestação da Anac e a proposta comercial da empresa aérea, para que então seja feito o estudo da demanda”, destaca o secretário Ricardo Grando, acrescentando que as definições visam um aeroporto em condições de operar em Joaçaba.

Participaram da reunião: o prefeito e o vice-prefeito de Joaçaba, Rafael Laske e Marcos Weiss; o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Eulo Balvedi; o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon; o secretário executivo da Ammoc, Odovir Foiato; e o diretor de Infraestutura da Acioc, Luiz Sérgio Belló.

Fonte: Mayelle Hall/SDR

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X