Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 09:28

Luzerna

Prefeito de Luzerna rouba a cena durante visita do governador

Publicado em 01/11/2019 ás16:30

Moisés Diersmann e Carlos Moisés

Foto: Moisés Diersmann e Carlos Moisés

O prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, quebrou o protocolo e literalmente “roubou a cena”, durante a cerimônia com o governador Carlos Moisés de assinatura do convênio para revitalização dos acessos de Joaçaba, Luzerna e Herval d´Oeste.

Diersmann aproveitou a oportunidade para vender o seu peixe, falando sobre as ações do município com foco em tecnologia e inovação, que culminaram na criação do Parque Tecnológico, que visa dotar o município e região de conhecimento. O trabalho tem dado resultados, e hoje é referência no Estado. Dois estudantes da Escola Municipal São Francisco, que desenvolvem aplicativos, foram apresentados por ele ao governador.

Rafaela cursou programação no Senai e junto com as colegas desenvolveu um aplicativo para celular voltado a pessoas com Síndrome de Down. O grupo conquistou o prêmio de Campeão Regional da América Latina na categoria Junior na Tecnovation Challenge, maior competição de tecnologia e empreendedorismo exclusivamente para meninas. “As mulheres consomem muitos aplicativos e são as que menos produzem. Eu quero mudar isso, quero fazer parte das mulheres que programam”, disse Rafaela sob aplausos.

Mateus, de 14 anos, foi persistente e aguardou vaga no Senai  para ser programador de dispositivos móveis. Ele contou que desenvolveu um aplicativo para ajudar seu pai, que é caminhoneiro. A ferramenta mostra locais para as paradas, seja em postos de combustíveis ou restaurantes de Santa Catarina.

“Quem olha para eles, nem imagina que desenvolvem aplicativos para celulares. É essa politica pública que transforma a cidade”, enalteceu o prefeito, que ainda apresentou quatro empresários que falaram de suas startups desenvolvidas na (ITL) Incubadora Tecnológica de Luzerna. Atualmente essa empresas exportam seus produtos:

NMT (New Medical Technology Comércio de Materiais Hospitalares) - atua no desenvolvimento de tecnologia, comércio e importação de materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratório;

PRIX.TECH - desenvolve web designers e softwares de inteligência em gestão da saúde pública;

COW TRI – soluções agropecuárias para facilitar a vida do homem do campo;

SALUS Dermatoglifia - desenvolve um método de observação das impressões digitais como marca genética, que identifica potencialidades neuromotoras para a prática de exercícios, utilizada na orientação de talentos desportivos.

Diersmann fez questão de presentear o Governo do Estado pelo apoio recebido. “Quando pensei o que poderíamos dar para o governador levar de lembrança da nossa pequena cidade, lembrei que estamos em um ambiente tecnológico, em que oito empresas de Luzerna conseguiram recursos do Governo do Estado, através da Sinapse em Inovação, dentre 100 empresas. Então vamos disponibilizar quatro tecnologias para o Estado”.

A NMT entregou um voucher (certificado) que garante um kit cirúrgico com duas linhas (laparoscopia e ortopedia) para ser utilizado em um hospital do Estado; a PRIX.TECH um voucher com um software de gestão para o sistema de saúde; A COW TRI uma solução agropecuária que poderá auxiliar a Epagri e a Secretaria de Agricultura para diminuir o esforço físico do homem do campo na lavoura, e SALUS um voucher que poderá ser utilizado pela FESPORTE para fazer orientação de talentos esportivos de jovens atletas de Santa Catarina.

“Leve essas nossas experiências. Desculpem o avançado do tempo, mas precisávamos fazer esse registro da cidade”, concluiu o prefeito de Luzerna.  

O governador se disse emocionado e realizado com as apresentações, afirmando que este é o diferencial de se investir nas pessoas. "Vi o que vocês fazem e os objetivos que alcançaram. Ainda ontem liberei valores para pesquisas, para desenvolver tecnologias. É um dinheiro considerável, e eu quero cobrar, ver resultado. Recursos do Estado devem ser bem utilizados, com gestão eficiente e técnica”, comentou, ao elogiar Diersmann.

“Eu o prefeito de Luzerna nos identificamos bastante, não só pelo nome, mas sobre um jeito diferente de governar. Ele é um prefeito que gosta de fazer as coisas, se envolve, quer ver a máquina rodar, mas não tem o perfil do político tradicional, que vive o tempo todo na rua. É mais ou menos o meu perfil também. Eu não consigo mudar minha natureza, me sinto mais a vontade e mais responsável na gestão, tomando decisões. Não precisamos estar em todos os locais para que a mão do estado chegue”, defendeu Carlos Moisés.    

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X