Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 01:56

Educação

Volta às aulas

Publicado em 05/08/2013 ás09:10

Ilustrativa/Internet

Foto: Ilustrativa/Internet

A partir desta segunda-feira (5), 580 mil estudantes, aproximadamente, da rede pública estadual de ensino, retornam aos bancos escolares para o segundo semestre letivo nas 1.100 unidades escolares. Cerca de 40 mil professores, entre efetivos e Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), da educação básica, profissional e de jovens e adultos também voltam ao trabalho depois um período de aprimoramento por meio dos Cursos de Formação Continuada, realizada nas 36 Gerências Regionais de Educação (Gered).

Para este segundo semestre, os estudantes contam com novidades. A Secretaria de Estado da Educação (SED) irá oferecer novas oportunidades de conhecimento para os alunos, com a implantação dos programas Novas Oportunidades de Aprendizagem (PNOA), que atenderá 12.400 alunos, e o Programa de Recuperação de Estudos para o Ensino Médio (PREEM), que beneficiará 3.100 estudantes. As aulas dos programas, que iniciarão no retorno do recesso escolar, serão oferecidas no contraturno escolar, duas vezes por semana. Os alunos envolvidos receberão todo o suporte necessário para a permanência na unidade escolar. 

O PREEM é direcionado para alunos matriculados na primeira série do ensino médio, egressos do Programa de Correção de Fluxo em 2012, com terminalidade do ensino fundamental. O estudante frequenta dois períodos, de quatro horas, para qualificar a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas do primeiro ano do ensino médio e aprofundar as habilidades de leitura, escrita  cálculo.

Já o PNOA é direcionado para alunos da 8º série do ensino fundamental que apresentaram rendimento inferior à média cinco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no primeiro bimestre. Para garantir que o estudante consiga superar a defasagem de conteúdo apresentado, serão disponibilizados professores habilitados para ministrarem aulas de recuperação.

"A recuperação é um dos aspectos da aprendizagem no qual o aluno, com aproveitamento insuficiente, dispõe de condições que lhe possibilitem aprender conteúdos básicos. Estes programas possibilitarão o aproveitamento e êxito na aprendizagem", destaca a diretora de Educação Básica e Profissional da SED, Marilene Pacheco.

Os professores que irão ministrar aulas no PNOA receberam capacitações durante o recesso escolar. Os professores envolvidos no PREEM receberão orientações neste mês de agosto. Além dos docentes, diretores e toda equipe escolar também receberam orientações para dar continuidade às capacitações ao longo do ano. A SED está financiando a contratação destes docentes, como também das capacitações.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X