

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 03/10/2023 | 19:00
Publicado em 15 de Agosto de 2013 às14h14
A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) comunicou que está aberto o edital do Programa Cataforte – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias, destinado a estruturar cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, de modo a possibilitar avanços na cadeia de valor e inserção no mercado de reciclagem.
Esta é a terceira etapa do projeto, desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, BNDES, Ministério do Trabalho, Petrobrás e Secretaria Geral da República. A meta é alcançar 35 de redes de cooperativas e mais de 10 mil catadores, em um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões.
Para acessar os recursos do projeto, destinado à assistência técnica, capacitação de lideranças e nivelamento de infraestrutura, as cooperativas de catadores formalizadas devem enviar suas propostas, nos termos do edital de Seleção Pública nº 1º/2013, até o dia seis de setembro. Para mais informações, acesse: http://www.secretariageral.gov.br/cataforte/edital.
Este será um dos temas da Conferência Estadual do Meio Ambiente em Santa Catarina, programada para os dias cinco e seis de setembro, em Florianópolis, cujo tema central será a questão dos resíduos sólidos.
Diante da centralidade do cooperativismo para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o presidente da Ocesc, Marcos Antônio Zordan, considera fundamental o engajamento das cooperativas nos debates que serão realizados nas esferas estadual e nacional, para garantir resultados compatíveis com os princípios cooperativistas .
Para solucionar a situação da produção e destinação do lixo no país, o Congresso Nacional debateu ao longo de quase 20 anos a criação de uma Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010 e consubstanciada na Lei 12.305/10.
A nova lei tem o desafio de inovar a gestão dos resíduos e, para isso, aborda o lixo de forma integrada, compartilhando a responsabilidade sobre a disposição final dos rejeitos, ambientalmente adequada, entre os diversos elos da cadeia produtiva.
A lei é extremamente relevante, porém estabelece enormes desafios para toda a sociedade, como, até o final de 2014, a extinção de todos os lixões a céu aberto. É fundamental ressaltar, neste contexto, que o cooperativismo possui papel central para a efetiva implementação da PNRS, já que nenhum outro arranjo econômico é capaz de viabilizar aspectos sociais e econômicos para o gerenciamento dos resíduos sólidos.
Fonte: MB ComunicaçãoA eleição foi coordenada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizada pelo Ministério Público
Vítima foi encontrada presa às ferragens, com fraturas no braço e na perna esquerda, além de não apresentar sinais vitais
Caixa Econômica terá que ressarcir trabalhadoras que faziam horas extras, mas não usufruíam do intervalo de 15 minutos
Assembleia decidiu pela realização de uma grande mobilização e manifestação na praça central do município, no dia 7 de outubro
Carro fazia o sentido Lebon Régis/Santa Cecília, quando o condutor perdeu o controle, rodou na pista e atingiu o coletivo
Vítima foi socorrida pelos Bombeiros Voluntários com ferimento grave no pulso esquerdo, escoriações na cabeça e braço direito
Rua Getúlio Vargas, 409 – ao lado do Supermercado Ransan
Centro Joaçaba
Fone: (49) 3558-0996