Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 16:46

Coronavírus

Joaçaba tem dois casos suspeitos de coronavírus

Publicado em 16/03/2020 ás15:00

Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

O secretário de Saúde de Joaçaba, Valmor Reisdorfer, confirmou nesta segunda-feira (16) que o município tem dois casos suspeitos de coronavírus. Os pacientes, entre 30 e 40 anos, retornaram recentemente do exterior, Europa e Estados Unidos.

“O primeiro sentiu os sintomas no sábado, e o outro procurou atendimento nesta manhã. Eles foram orientados a ficarem isolados em suas casas”, informou o secretário. O material foi coletado e enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para análise. O resultado deve estar pronto na quarta-feira.

A Administração Municipal também criou um Comitê para Gerenciamento de Crise e de prevenção do vírus no Município. A orientação é para que as pessoas que viajaram para o exterior ou para áreas que já registraram casos e estão com sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelos fones (49) 3521-1555 e (49) 99809-1733.

Para evitar a proliferação do vírus, o Secretaria de Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Saiba mais sobre o Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o Coronavírus (COVID-19) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

As formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus, é indicados repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X