Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/09/2021 | 12:46

Coronavírus

Herval d´Oeste cria Comitê de Enfrentamento ao coronavírus

Publicado em 17 de Março de 2020 às21h00

Comitê de Enfrentamento ao coronavírus

Foto: Comitê de Enfrentamento ao coronavírus

A Administração Municipal de Herval d´Oeste montou um Comitê de Enfrentamento para a contenção do coronavírus. Algumas medidas adotadas pelo grupo de trabalho foram anunciadas à imprensa na tarde desta terça-feira (17) pela secretária de Saúde Marisa Lange, acompanhada pelos demais integrantes do Comitê, vice-prefeito Mauro Martini, Dr. Carlos Rogério de Lima e Eugênia Bucco, coordenadora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A secretária informou que até o momento não existe nenhuma notificação de caso no município, porém algumas pessoas estão em observação por terem viajado para fora do país. “Seguimos a orientação do Ministério da Saúde que sugere o tratamento e afastamento de pessoas que apresentem mais de um sintoma. Só deve ser coletado material de casos mais graves, pois não se tem uma quantidade suficiente de kits”, disse.

A orientação do Comitê de Enfrentamento é evitar aglomerações, inclusive nos serviços de saúde. “A partir desta quarta-feira (18) teremos quatro unidades abertas até as 20h, sem fechar ao meio-dia, para atender casos mais agudos. O ESF Central, dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio, além do ESF do Interior, que funciona na Estação Ferroviária. Na UPA será montada no estacionamento uma ‘Sala de Atenção’ para triagem dos pacientes, que deve evitar grandes tumultos como ocorreu ontem. Os demais serviços eletivos foram cancelados nas unidades”.

O vice-prefeito Mauro Martini disse que um Decreto Municipal também vai conceder férias e licenças aos servidores que não atuam na área da saúde, para diminuir o número de pessoas nas repartições. “Os serviços serão prestados de forma adaptada para fazermos o enfrentamento dessa pandemia”, justificou, ao informar que as aulas serão canceladas a partir da quinta-feira (19), assim como as atividades esportivas e culturais no município.

Foram montadas duas equipes para realizar o atendimento domiciliar e prioritário de idosos e de pessoas que apresentem algum sintoma do coronavírus. “Esse vírus é altamente contagioso. Embora tenha uma gravidade um pouco menor que a H1N1, pode ser fatal para o idoso. A ideia é retirar a população de circulação para evitar o contágio, pois não temos uma estrutura de saúde que suporte um grande número de doentes que necessitem de respirador. É preciso conter a pandemia para não chegarmos ao ponto em que está a Itália, que subestimou o vírus”, observou Dr. Carlos Rogério de Lima.

O médico também repassou informações sobre os sintomas, para que as pessoas saibam quando procurar o sistema de saúde. “Febre alta, dores no corpo, tosses, espirros e principalmente se começar um quadro de dispneia (falta de ar). Se for apenas febre pode ficar em casa de repouso e usar paracetamol ou dipirona”. De acordo com ele, o vírus fica no ambiente por três dias, podendo em alguns casos ficar por até nove dias. “Por isso a orientação para que as pessoas façam a higiene das mãos e da tosse, se mantenham em isolamento social, principalmente os idosos”, acrescentou.

“Todos devem tomar cuidado, é grave. Não tenho dúvida que o vírus está circulando em nosso município. Não é um alarde, é uma realidade”, alertou a secretária de Saúde, ao comentar que o pico da doença deve ocorrer em 15 dias.  

Dois telefones foram colocados à disposição da comunidade para repassar orientações: (49) 3554-8255 e 3554-8256.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Droga Raia

Av. XV de Novembro, 263 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-9356

Droga Raia
X