Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 14:16

Saúde

Prefeitura de Arroio Trinta doa ventilador pulmonar para o HUST

Publicado em 15/04/2020 ás09:00

Será utilizado no atendimento aos pacientes acometidos por Covid-19

Foto: Será utilizado no atendimento aos pacientes acometidos por Covid-19

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) recebeu nesta terça-feira (14), pelas mãos do prefeito do município de Arroio Trinta, Cláudio Spricigo e do secretário de Saúde Tarcísio Lidani, a doação de um ventilador pulmonar que será utilizado no atendimento aos pacientes acometidos do Covid-19, bem como para outras necessidades que requer a utilização desse equipamento.

Conforme explicou o prefeito, o aparelho foi doado para o HUST por ser o hospital referência para o município e para toda a região.

— Nós lançamos em Arroio Trinta um pacote de medidas, visando o combate ao Covid-19. Na área da saúde adquirimos vários EPI’s para proteger nossos profissionais tanto dos nossos postos de saúdes quanto do nosso hospital São Roque, e nesse sentido levando em consideração que o HUST é um hospital de referência, estamos fazendo essa doação. Neste momento de crise a responsabilidade maior de nós administradores públicos é salvar vidas — destacou Spricigo.

O diretor do HUST, professor Alciomar Marin, agradeceu a doação e enfatizou que é muito importante contar com o apoio e a solidariedade dos administradores municipais, Marin salientou que desde o início da Pandemia, o HUST com planejamento, organização e comprometimento de todo o seu corpo assistencial, funcionários enfim todos que fazem parte do complexo HUST se estruturou para atender os casos de COVID-19, dotando de todas as condições para seu funcionamento de forma isolada, com toda a segurança observando todas as normativas pelo Ministério da Saúde.

— Nossos profissionais trabalham incansavelmente na prevenção e combate desse vírus, mais do que um trabalho, é uma vocação que exige dedicação e um esforço diário. Atitudes como essa do Município de Arroio Trinta, demonstram a importância para com a saúde de seus munícipes e de toda uma população regional. Essa ação nos proporciona motivação e alavanca forças para que possamos vencer nossa missão que é salvar vidas. Acreditamos que ações dessa natureza deverão se multiplicar como exemplo e importância e necessidade de prosseguirmos, todos juntos, unidos para vencer essa pandemia do COVID-19 — ressaltou o diretor.

Já o secretário da saúde de município de Arroio Trinta, Tarcísio Lidani, salientou que a aquisição do aparelho foi pensada a partir de reuniões e conversas com o prefeito sobre a melhor forma de ajudar a combater essa doença.

— Chegamos à conclusão que seria interessante realocar algum recurso do município, para colocar à disposição do HUST um equipamento que possa ser utilizado, caso houvesse alguém infectado por esse vírus, por isso a escolha do respirador artificial que poderá salvar a vida de pacientes de toda a região que são atendidos pelo HUST— conclui o secretário.

O diretor Técnico do HUST, Dr. Roger Polo, explica que dentro do HUST foi implantado um hospital de isolamento, com 10 leitos de isolamento clínico para o Covid-19 e seis que funcionam como UTI. Há ainda uma sala cirúrgica disponível 24 horas. Trabalham diariamente no local em média, 12 profissionais da saúde e equipe de higienização, totalizando um contingente de 49 funcionários, além dos profissionais médicos.

Os atendimentos no Hospital de Isolamento seguem o seguinte fluxo: A equipe é avisada pelo Centro de Triagem e espera o paciente usando todos os equipamentos de proteção individual recomendados para casos desse tipo. O paciente passa pela recepção e é levado para uma primeira sala onde é avaliado por enfermeiras e médicos e é encaminhado para exames caso precise.

No local, há três tipos de espaço: um para os pacientes que podem aguardar nas poltronas, um com macas para os que precisam ficar deitados e o último, com leitos equipados com respiradores para uma primeira estabilização de casos mais graves. Após esse primeiro atendimento, o paciente pode ser liberado para isolamento em casa, internado nos quartos de isolamento ou na UTI, caso apresente um quadro clínico grave.

— A equipe que atua no Hospital de isolamento se dedica somente a isso. Para a UTI, por exemplo, são duas equipes de intensivistas, uma na área do COVID-19 e uma para a UTI geral do hospital. Hoje o HUST conta com 19 respiradores que estão distribuídos: 10 na UTI geral, 6 na UTI Covid19 e 3 nos setores de emergências, porque o hospital não para, continuamos atendendo os casos de acidentados, infartados, com dores abdominais, apendicites entre tantos outros —finaliza o diretor Técnico do HUST, Dr. Roger Polo.

Fonte: Adriano França/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X