Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 00:04

Coronavírus

Joaçaba traça estratégias para evitar disseminação do coronavírus

Publicado em 11/05/2020 ás16:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Na última semana, o Governo de Santa Catarina alertou alguns municípios do Estado com relação ao possível fechamento do comércio. Joaçaba não estava entre os municípios alertados, no entanto percebeu-se uma grande aglomeração de pessoas no comércio local no final de semana.

Por isso, nesta segunda-feira (11), o prefeito Dioclésio Ragnini reuniu representantes de algumas entidades para trabalhar com estratégias para orientar o comércio local, bem como trabalhar com futuras campanhas para a comunidade. Estiveram presentes, os presidentes de diversas entidades - Angelo Júnior Radavelli (ACIOC), Célio Alves de Oliveira (CDL), Edson Paulo Damin (Sindicato dos Comerciários), Manoel Donato Melo de Liz (SINDILOJAS), bem como o secretário de Saúde de Joaçaba, Valmor Reisdorfer.

Na oportunidade, foram discutidas estratégias para que Joaçaba consiga manter o comércio aberto, desde que tome algumas medidas, que começaram a ser traçadas no dia de hoje. Foi comentado que os estabelecimentos terão um trabalho de certificação e orientação feita pela Vigilância Sanitária, a partir desta terça-feira (12), com o intuito de dar segurança aos trabalhadores, empresários e toda a comunidade que consome no comércio local. Além disso, foi relatado que cabe ao estabelecimento fazer o controle de entrada e distanciamento dos seus clientes e colaboradores, mas que a conscientização da população é o mais importante.

Para o prefeito Dioclésio Ragnini, a intenção é propor um plano conjunto, para que o município não precise adotar nenhum tipo de decisão que possa afetar ainda mais a economia. “O equilíbrio é fundamental, por isso estamos desenvolvendo um plano junto com as entidades. Nossa maior luta é na prevenção da vida e também cuidar da economia, mas sempre ressaltando que a segurança das pessoas está em primeiro lugar. Não queremos fechar nada, mas para isso estamos acendendo o alerta vermelho, e é necessário contarmos com toda a comunidade. Evite sair de casa sem necessidade, use máscaras e tome todas as medidas de segurança. Se realmente precisar sair de casa, saia sozinho, não leve toda a família. Quanto menos gente circulando, mais evitamos a proliferação da contaminação. Já temos contaminação comunitária em Joaçaba, por isso precisamos redobrar os cuidados”, relatou Ragnini.

Um Conselho foi montado para direcionar as próximas estratégias que serão realizadas, com reunião marcada para quinta-feira dessa semana. Na oportunidade os presidentes das entidades se colocaram a inteira disposição para montar um plano, juntos com o poder público, afirmando que é necessário tomar medidas de prevenção no momento, para não precisar adotar medidas restritivas e de fechamento na sequência.

Para o presidente da CDL, Célio Alves de Oliveira. “É melhor trabalharmos juntos com nosso associado, com as entidades e o poder público para não precisarmos paralisar novamente. Temos a certeza que teremos a colaboração do comércio local e da população nessa batalha de conscientização”, finalizou.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X