Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 08:38

Saúde

Taxa de ocupação da Ala Covid-19 do HUST ultrapassa 80%

Publicado em 22/06/2020 ás18:00

Ala Covid-19 do HUST

Foto: Ala Covid-19 do HUST

Nos últimos dias o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), ultrapassou os 80% de ocupação da Ala Covid-19 e chegou a 60% na ala clínica. Os dados são preocupantes principalmente, diante das notificações de novos casos em cidades da região e por isso na manhã desta segunda-feira (22), uma reunião interna discutiu a situação e medidas que podem ser tomadas.

O diretor do HUST, professor Alciomar Marin, explicou que a estrutura da Ala Covid-19 possui seis leitos e há mais um da UTI adulto destinado aos atendimentos do Coronavírus. Já na ala clínica são 10 leitos. O hospital recebeu quatro respiradores do Governo do Estado, porém, ainda é necessário adquirir equipamentos auxiliares que são bombas de infusão e nutrição, bem como habilitar o funcionamento destes leitos junto ao Governo do Estado e Ministério da Saúde, o que depende de algumas tramitações.

— Estamos remanejando funcionários e pensando nas possibilidades de adequação na parte estrutural para que possamos dar continuidade no atendimento caso a situação se agrave. Nos preparamos e estamos fazendo o possível para atender, tanto que estamos bancando com recursos próprios todo trabalho relacionado principalmente aos leitos de UTI Covid já que ainda não recebemos os recursos do Governo do Estado, mas ressaltamos que a situação é bem delicada — afirmou.

Com relação a ala clínica Covid-19, Marin explicou que o HUST tem condições de ampliar sua capacidade, porém, isso exigirá medidas como o fechamento de uma ou mais alas, o que impedirá que alguns outros atendimentos que o hospital poderia oferecer em condições normais deixem de ser realizados. Nesta semana, por exemplo, por conta do aumento do fluxo de pacientes acometidos com Covid-19, os procedimentos eletivos foram suspensos até o dia 26 de junho.

Diante da situação complicada, o diretor do Hospital reforça a necessidade de a população tomar os cuidados necessários para evitar a transmissão do Coronavírus.

— É importante que todas as pessoas tenham consciência de não se descuidar. Fazer uso do álcool gel, evitar aglomerações e o uso correto da máscara. Todos precisam fazer sua parte ou todos poderão sofrer as consequências — enfatizou

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X