Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 07:42

Geral

O guia de planejamento financeiro para compra de imóveis

Publicado em 24/09/2020 ás13:38

Imagem Ilustrativa

Foto: Imagem Ilustrativa

O investimento em um novo lar é a grande vontade de muitas pessoas. Também é a sua? Se sim, é importante ter um grau de preparação antes de qualquer outra coisa. Afinal, planejar as finanças sempre é uma grande necessidade para quem tem interesse em fazer a aquisição de uma casa.

Mas nem sempre se sabe exatamente o que fazer quanto a isso. Portanto, um guia completo de como traçar um plano financeiro é muito bem-vindo nesse momento. Se você quer saber como se programar monetariamente para comprar a sua propriedade, então siga aqui conosco.

Organizar todas as receitas e despesas

Uma das sensações mais comuns entre a maioria das pessoas é a de que a renda bate na conta, mas poucos dias depois parece ter desaparecido completamente. Na maior parte das vezes, esse tipo de coisa acontece por uma falta de controle das finanças domésticas.

Sendo assim, o primeiro passo para quem quer realizar o sonho da casa própria é colocar todas as contas na ponta do lápis. Anote todas as entradas e saídas de dinheiro que você tem mensalmente para saber exatamente pra onde vai o dinheiro. A partir disso, é possível visualizar o dinheiro (e cortar diversos gastos).

Identificar saldo do FGTS

Assalariados com carteira assinada ainda têm uma outra fonte de renda bem interessante para utilizar quando for adquirir seu imóvel, que é o FGTS. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma poupança compulsória criada pelo governo para que o trabalhador tenha uma reserva no caso de algum sinistro.

Mas o interessante aqui é que se pode usar o valor acumulado para fazer a aquisição do seu imóvel. Então, por exemplo, se o que você quer é comprar apartamento, o fundo pode te ajudar, caso você o tenha e cumpra os requisitos necessários.

Descobrir as possibilidades de financiamento

Existem diversas formas de linhas possíveis para financiar a compra de um imóvel. Por conta disso, o financiamento imobiliário é uma das soluções mais procuradas por quem está atrás de um novo lar.

Diante disso, a dica prática aqui é a seguinte: bancos que tenham participação governamental, como Caixa Econômica e Banco do Brasil, costumam ter as melhores condições de entrada, parcelamentos, juros e prazos em empréstimos imobiliários. O valor mensal geralmente é bem mais baixo do que os encontrados em bancos privados.

Avaliar programas sociais

Talvez o Minha Casa Minha Vida seja o programa mais conhecido de todos para que pessoas com renda mensal de até 5 salários mínimos possam obter um imóvel. Mas ele não é o único programa existente no país para habitação, existindo também iniciativas estaduais e municipais com o mesmo intuito. O interessante dos programas sociais é o subsídio que o governo oferece para a compra da propriedade.

Traçar metas

Guardar dinheiro pode não ser a coisa mais fácil do mundo. Para ajudar nesse objetivo, o interessante é estabelecer metas a curto, a médio e a longo prazo. Sabendo qual é a faixa de preço da casa ou do apartamento pretendido, faça a conta de quanto é necessário para a entrada de um financiamento e planeje o valor mensal que precisa ser guardado no período que for necessário.

Ou seja, preciso guardar x reais por 1, 2 ou 3 anos para guardar o valor necessário. Tendo uma ideia mais concreta de quanto é necessário economizar, fica mais fácil de alcançar as metas propostas. Lembre-se também de investir tudo o que economizar, para buscar rendimentos no valor poupado.

Que tal construir?

De repente, uma das melhores opções pode ser procurar por terrenos à venda e construir a sua propriedade. Existem prós e contras dessa opção, mas em grande parte das vezes o valor investido na obra é menor do que o da compra de uma casa. Além de ser possível montar tudo no próprio ritmo e de acordo com as próprias necessidades.

Esse guia completo para montar o planejamento financeiro já ajudou a esclarecer suas ideias? Então compartilhe com quem também precisa em todas as suas redes sociais.

Fonte: Juliana Fonseca

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X